O Fortescue Metals Group anunciou que adquirirá a Williams Advanced Engineering, empresa fundada pela equipe de Fórmula 1. Os australianos pagarão US$ 222,2 milhões para a empresa de engenharia e baterias em um esforço para descarbonizar sua frota.
A Williams Advanced Engineering já trabalhava com a mineradora australiana de minério de ferro desde o início de 2021. Na época, a empresa irmã da equipe de Fórmula 1 foi encarregada de desenvolver um protótipo de bateria para um caminhão elétrico e também foi contratada para desenvolver um “projeto de trem elétrico.”
A Fortescue quer eliminar ou reduzir drasticamente o uso de equipamentos e veículos movidos a diesel em suas operações até 2030. Essa meta requer o desenvolvimento de trens elétricos, caminhões de transporte e até mesmo equipamentos de mineração pesados movidos a eletricidade.
A unidade de energia limpa da empresa com sede em Perth – mesmo cidade onde nasceu Daniel Ricciardo -, Fortesque Future Industries, gerenciará a Williams Advanced Engineering assim que a compra for concluída.
É importante notar que a Fortesque é a quarta maior produtora de minério de ferro do mundo, o que também a torna uma grande emissora de carbono. Segundo a empresa australiana, o setor industrial pesado é responsável por mais de 20% das emissões globais de carbono. Em outras palavras, é uma ótima notícia que eles e seus rivais avancem em ideias como essas.
Antes dessa compra, a Williams Advanced Engineering era de propriedade da Williams Grand Prix Engineering junto com a EMK Capital, uma empresa de private equity. A transação deve ser concluída até o final de março de 2022 e é financiada pela liquidez existente.
A Williams Advanced Engineering foi fundada pelo falecido Sir Frank Williams como uma ramificação da equipe de Fórmula 1 que ele iniciou. Seu objetivo era desenvolver tecnologias inovadoras, desde soluções de transmissão elétrica até aplicações mais distintas.
A Williams F1 Team costumava ter uma participação majoritária na WAE, mas os britânicos decidiram vender esse pacote majoritário para a EMK Capital. Felizmente, a missão da empresa não foi interrompida de forma alguma por seus novos acionistas majoritários, e parece que as coisas continuarão no mesmo caminho.