A Atlas Renewable Energy garantiu um empréstimo, voltado para o financiamento da construção do projeto Lar do Sol – Casablanca, de US$ 150 milhões do IDB Invest, que faz parte do Grupo IDB, e do DNB Bank ASA, situado na Noruega. Com 359 MWp, o empreendimento de energia solar será elaborado no Brasil de forma a destinar energia limpa às atividades da mineradora Anglo American em Minas Gerais.
Conforme aviso anunciado no dia 6 de maio pela Atlas, o empréstimo foi assegurado pelo IDB Invest, compreendendo o Fundo Canadense para o Clima para o Setor Privado das Américas – Fase II e o Fundo para Tecnologia Limpa, ambos administrados – em conjunto com a atuação do DNB Bank ASA – pelo IDB Invest.
Segundo a Atlas, todos os módulos instalados no projeto usarão a tecnologia bifacial, e a usina produzirá 805 GWh por ano. A empresa também aponta que esse contrato de compra de energia (PPA) é o maior incluindo um empreendimento de energia solar, indexado em dólares americanos, destinado ao fornecimento de energia limpa a um cliente privado no Brasil.
“Estamos satisfeitos por alcançar outro fechamento financeiro bem-sucedido com o IDB Invest e o DNB Markets, duas instituições que se tornaram aliados importantes na estruturação de soluções inovadoras de financiamento para ajudar os consumidores na transição para a energia renovável”, afirmou Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy.
“Esperamos continuar acelerando o potencial de energia renovável do mercado brasileiro de maneira sustentável, enquanto fornecemos as melhores soluções para os grandes consumidores de energia”, destacou Barrera.
Essa nova usina solar engloba a estratégia da Anglo de utilizar, a partir de 2022, apenas energia renovável em suas atividades no território brasileiro e está inserida no seu Plano de Mineração Sustentável, que visa, até 2030, diminuir 30% de sua emissão global de CO2.
Fonte: Portal Solar