Vale inaugurou a Fábrica de Blocos do Pico, primeira planta piloto de produtos para a construção civil cuja matéria-prima principal é o rejeito da atividade de mineração. A inauguração aconteceu na última terça-feira, 17 de novembro.
Instalada na Mina do Pico, no município de Itabirito (MG), a fábrica promoverá a economia circular na operação de beneficiamento do minério de ferro. Após o período de testes, a expectativa é que, a cada ano, cerca de 30 mil toneladas de rejeito deixem de ser dispostas em barragens ou pilhas para serem transformadas em 3,8 milhões de produtos pré-moldados, como pisos intertravados, blocos de concreto estruturais, blocos de vedação, placas de concreto, manilhas, blocos de vedação, dentre outros.
A empresa investiu cerca de R$ 25 milhões em pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D) nos primeiros dois anos da Fábrica de Blocos do Pico, que contará com a cooperação técnica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG). Dez pesquisadores da instituição atuarão na pesquisa nesse período, entre professores, técnicos de laboratório e alunos de pós-graduação, graduação e curso técnico.
Além de ser construído conforme as normas de segurança e saúde ocupacional, todo o sistema de produção da fábrica é automatizado, evitando o desgaste físico da equipe na manipulação das peças. De acordo com Karina Rapucci, gerente-executiva do Complexo Vargem Grande, a planta foi pensada para ser sustentável em todos os aspectos. “Além do reaproveitamento do rejeito, a fábrica promove segurança, ergonomia e conforto para o time. Esse projeto também está alinhado ao movimento pela diversidade e inclusão na mineração, uma vez que foi executado e será operado por mulheres”.
O presidente do SINDIEXTRA e Vice-Presidente da FIEMG, Jose Fernando Coura, esteve presente no evento representando o presidente da FIEMG Flávio Roscoe, juntamente com o Diretor Executivo de Ferrosos da Vale, Marcello Spinelli, e a Gerente Executiva Operacional da Vale, Karina Rapucci, acionou os equipamentos para dar início as operações desta fábrica.
A Fábrica de Blocos do Pico é iniciativa pioneira e volitiva da Vale e terá o acompanhamento técnico do Centro Federal de Tecnologia de Minas Gerais – CEFET, através de um convênio específico entre a empresa e o CEFET.
Fonte: Correio Online