A comunidade de Macacos, em Nova Lima, recebe, na próxima quinta-feira (13), a nova Escola Municipal Rubem Costa Lima. O espaço pedagógico precisou ser construído em local seguro depois que o antigo prédio passou a integrar a área próxima à mancha de risco de rompimento da Barragem B3/B4, em 16 de fevereiro do ano passado, quando houve o alerta de instabilidade.
Construído com recursos da mineradora Vale, responsável pela barragem, o novo colégio está pronto para receber os alunos, no Bairro Capela Velha, assim que as medidas de segurança contra o contágio do novo coronavírus permitirem.
A previsão era de que a escola ficasse pronta até 31 de janeiro de 2020, o que não foi possível. A entrega representa um dos compromissos assumidos pela empresa com a comunidade local como forma de reparar os impactos provocados pelas evacuações e obras na região.
De acordo com a Vale, o projeto é fruto do diálogo social participativo entre a empresa, a comunidade, o poder público municipal e o Ministério Público Estadual. A reunião de entrega contará com a presença do prefeito Vitor Penido, além de representantes da Vale.
Por Déborah Lima
Fonte: Estado de Minas