A mineradora Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira que pode continuar operando o terminal marítimo Teluk Rubiah, na Malásia, após avaliações sobre riscos de coronavírus, segundo comunicado da empresa.
“Com base em comunicações e em nossas discussões com autoridades e agências locais e nacionais, a Vale considera, a partir da atual situação, que pode continuar operando o TRMT”, disse a companhia, acrescentando que está em contato com o governo e trabalha em um plano de contingência para manter o terminal operando enquanto salvaguarda seus empregados e contratados.
Na véspera, a Vale informou que poderia interromper temporariamente operações de seu centro de distribuição na Malásia, em meio a medidas do governo local e da mineradora devido à pandemia do novo coronavírus.
Veja o comunicado:
Vale atualiza sobre desdobramentos relacionados ao coronavírus e implicações no centro de distribuição da Malásia
A Vale atualiza o mercado sobre as medidas e políticas que está adotando para proteger seus funcionários, negócios e comunidades próximas às suas operações das ameaças apresentadas pela expansão do COVID-19 (Coronavírus) e as consequências de tais medidas. A Vale poderá interromper temporariamente, a partir de sábado, seu centro de distribuição na Malásia, o TermiMarítimo Teluk Rubiah (TRMT) – 23,7 Mt de minério de ferro enviadas em 2019 -, até 31 de março. A Vale mantém comunicação com as autoridades para esclarecer supostas restrições impostas pelo governo local ao transporte entre cidades, o que poderia limitar o acesso dos trabalhadores ao TRMT. Nesse cenário, os navios que se dirigem ao TRMT serão redirecionados e redistribuídos entre nossas instalações de blendagem na China, sem impacto no volume de produção e vendas esperadas no ano de 2020, mas com impacto nas vendas de aproximadamente 800.000 t no 1T20. Um aumento imaterial dos custos é esperado devido à logística adicional. A Vale reafirma seu compromisso com a segurança de suas pessoas e das comunidades em que atua e manterá investidores e mercados informados sobre desenvolvimentos futuros.
Uma interrução teria impacto de aproximadamente 800 mil toneladas nas vendas de minério de ferro do primeiro trimestre, segundo comunicado da quarta-feira.
O terminal enviou 23,7 milhões de toneladas de minério de ferro em 2019, de acordo com dados da companhia.
Fonte: Money Times