domingo, 24 de novembro de 2024
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioNotíciasVale destaca volume de vendas de finos de minério de ferro e...

    Vale destaca volume de vendas de finos de minério de ferro e pelotas em 312,5 Mt

    Publicado em

    A Vale ficou com volume de vendas de finos de minério de ferro e pelotas atingindo 312,5 Mt em 2019, em linha com o guidance anual de 307-312 Mt. A produção de finos de minério de ferro da Vale totalizou 302,0 Mt, ficando 21,5% menor do que em 2018, enquanto a produção de pelotas em 2019 foi de 41,8 Mt, ficando 24,4% menor do que em 2018. A interrupção operacional que se seguiu à ruptura da barragem I, com interdições nas operações de Vargem Grande, Fábrica, Brucutu, Timbopeba e Alegria, juntamente com a sazonalidade climática mais forte do que o normal no 1S19, causaram grandes impactos na produção, parcialmente compensados por: ramp-up do S11D; redução de estoques; retomada gradual das operações de Vargem Grande, Brucutu e Alegria.

    Trimestralmente, as vendas de finos de minério de ferro e pelotas da Vale totalizaram 88,9 Mt no 4T19, 4,4% superior ao trimestre anterior e superior à produção no período, como resultado de redução de estoque. A participação de produtos premium totalizou 87% no 4T19. Os prêmios de qualidade de finos e pelotas de minério de ferro atingiram US$ 6,4/t no 4T19 contra US$ 5,9/t no 3T19, principalmente como resultado da maior contribuição do ajuste de pelotas devido aos dividendos sazonais recebidos.

    A Vale reforça seu compromisso de retomar e estabilizar a produção sob as mais altas condições de segurança. A produção da mina de Alegria, retomada em novembro de 2019, contribuirá com aproximadamente 8 Mt em 2020, conforme divulgado anteriormente[6], adicionando aproximadamente 5 Mt de produção em relação a 2019. A logística no Complexo de Vargem Grande foi liberada após a retomada das operações no Terminal Ferroviário de Andaime (TFA) em janeiro de 2020, o que permitirá embarques ferroviários de, aproximadamente, 7 Mt de estoque de produtos retidos.

    Quanto ao plano de retomar aproximadamente 40 Mtpa de capacidade interrompida, possibilitando uma produção adicional de 15 Mt e 25 Mt em 2020 e 2021, respectivamente, a Vale está avançando nas discussões com a Agência Nacional de Mineração (ANM), com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e com as empresas de auditoria externa para iniciar testes nos sites e retomar gradualmente a produção. Mais detalhes sobre o plano de retomada para os complexos de Timbopeba, Vargem Grande e Fábrica são fornecidos na seção “Minério de ferro”.

    Espera-se que o S11D contribua para o volume total de produção de 2020 com 90 Mt de minério de ferro de alta qualidade e baixo custo. Com relação às Serras Norte e Leste, a Vale espera produzir cerca de 120 Mt em 2020, principalmente devido aos impactos associados ao ramp-up da frente de lavra Morro 1.

    Com o objetivo de promover a retomada segura da operação da barragem de Laranjeiras, a Vale estenderá a suspensão da disposição de rejeitos pelo menos até o final de março de 2020, quando esperamos ter os resultados da avaliação geotécnica das condições da estrutura. Os resultados determinarão as ações corretivas, se houverem, para retomar a disposição de rejeitos na barragem de Laranjeiras. Como resultado, a planta de Brucutu continuará operando com aproximadamente 40% de sua capacidade, por meio de processamento a úmido com filtragem de rejeitos. Alternativas de curto prazo para a disposição de rejeitos, como a otimização do uso da barragem Sul, estão em avaliação por equipes geotécnicas e operacionais e podem aumentar a capacidade da planta de Brucutu para 80%.

    Em relação às fortes chuvas em Minas Gerais, em janeiro e fevereiro, a Vale expressa sua solidariedade com as vítimas e comunidades impactadas e informa que, devido a interrupções temporárias de produção e transporte nos Sistemas Sul e Sudeste, a perda de produção foi de, aproximadamente, 1 Mt.

    Apesar dos impactos combinados na produção, o guidance de produção de finos de minério de ferro da Vale em 2020 permanece em 340-355 Mt. Os volumes de produção dependerão, principalmente, da concessão de autorizações externas para retomar a produção interrompida, enquanto a conquista do maior nível de produção continua possível, dependendo de várias vantagens que estão sendo exploradas.

    Devido à menor disponibilidade de feed de pelotas e à suspensão da disposição de rejeitos na barragem de Laranjeiras, mencionada acima, o guidance anual de produção de pelotas foi revisado para 44 Mt, enquanto o guidance de produção de finos de minério de ferro no 1T20 foi revisado para 63-68 Mt.

    As estimativas mencionadas acima não consideram efeitos de segunda ordem da epidemia de coronavírus, que, no momento da redação deste documento, parecem ser acomodados apenas por meio de alterações de preço.

    A Vale reforça sua estratégia de margem sobre volume, priorizando produtos blendados em seu portfólio. Portanto, os estoques serão reestabelecidos em 2020 para garantir o fornecimento adequado, o que pode implicar vendas menores em comparação aos volumes de produção.

    A produção de níquel acabado atingiu 208 kt em 2019, ficando em linha com a guidance anual de 210-220 kt e 15,0% menor do que em 2018. A produção refletiu menor compra de minério de terceiros, menos minério vindo de Thompson e VNC (este último devido à disponibilidade limitada de ativos operacionais da planta de processamento durante o ano), bem como menor produção de Onça Puma antes de receber autorização judicial para retomar as atividades de mineração e processamento, o que ocorreu em setembro de 2019. As operações de níquel também foram impactadas durante o ano por paradas de manutenção nas refinarias do Atlântico Norte, que foram retomadas e agora estão operando a taxas regulares.

    As atividades de refino em VNC, responsáveis pelo processamento do feed em óxido de níquel, cessarão a partir de abril de 2020, como parte do processo de melhorar o fluxo de caixa no curto prazo. Com essa simplificação do fluxograma, o mix de produtos de níquel de VNC será composto, exclusivamente, de nickel hydroxide cake.

    A produção de cobre acabado atingiu 381,1 kt em 2019, ficando em linha com o guidance anual de 382-386 kt e um pouco menor do que em 2018, devido à menor produção de Sossego, que foi parcialmente compensada pela produção recorde em Sudbury. No 4T19, a produção de Sossego foi impactada por manutenção não programada, já concluída. Esse site operará a taxas regulares a partir do 1T20.

    Fonte: Último Instante

    São Paulo
    nuvens dispersas
    18.7 ° C
    19.9 °
    18 °
    77 %
    7.2kmh
    40 %
    seg
    27 °
    ter
    31 °
    qua
    33 °
    qui
    35 °
    sex
    28 °

    Notícias recentes

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...

    leia mais

    Libero Copper (TSXV:LBC) Advances 14,000-Metre Drill Program to Expand Mocoa Copper-Molybdenum Deposit in Colombia

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Libero Copper (TSXV:LBC) recently announced details of its...

    Bahia ganha novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu

    As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA)...

    Solaris Resources (TSX:SLS) Announces Emigration Completion Plan, Leadership Changes, and Spin-Out Initiative

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Solaris Resources (TSX:SLS)(NYSEAmerican:SLSR) has announced final steps to...