Eliezer Batista dizia: “Desde que entrei na CVRD busquei galvanizar a idéia de que nem eu e nem meus colegas éramos inferiores a ninguém. Falta de conhecimento não é atestado de incompetência, mas apenas conseqüência de um conjunto de variáveis, como dificuldade de acesso e limitações de ordem financeira. Eu olhava para os engenheiros americanos da Morrison e acreditava que podíamos aprender tudo o que eles faziam nas obras da Vitória Minas. Dito e feito. Meu estilo de trabalho sempre foi o mais coletivo possível. Todas as grandes decisões eram debatidas em equipe ““ No futuro todos os líderes serão Coaches”. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.” (Jack Welch.) “Organizações aprendem apenas através de indivíduos que aprendem. (Peter Senge) “O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente”. (Peter Senge) “Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda.”. (Tom Peters). Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos (Tom Peters) “Custos não existem para serem calculados”. Custos existem para serem reduzidos. (Taiich Ohno) “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem”. (Peter Drucker) “Administrar é fazer o óbvio com coragem “(Wilson Brumer) “Tudo a fazer na empresa, do simples ao complexo é com experiência.” (Antônio Ermírio de Moraes)
O Made in Japan de Akio Morita, que ganhei do Dr.Eliezer, mostra que quando existe educação nos líderes exponenciais e trabalhadores, a exemplo do Japão Existem famílias, empresas e nações trabalhadoras e exponenciais, porque os liderados imitam os líderes pelos exemplos. Nessas relações humanas crescemos e melhoramos continuamente, é a filosofia Kaizen do povo japonês. Retrata, união pelo comprometimento, alianças e determinação das pessoas. Exemplaridade, união entre líderes e liderados é o caminho da prosperidade. “Todos aprendemos imitando, como crianças, como estudantes, como novatos no mundo dos negócios. E então crescemos e aprendemos a misturar nossas habilidades inatas com as regras ou princípios que aprendemos.” (Akio Morita).
Muitos estudantes não querem ser cientistas nem professores pela baixa remuneração. O Brasil possui, cerca de 700 cientistas por milhão de habitantes, enquanto a China possui 1.100, a Rússia 3.100, a União Europeia 3.200, os Estados Unidos 3.900, Coréia e Singapura 6.400, Israel 8.300. Na América Latina, o Brasil está em segundo lugar, abaixo da Argentina, que tem 1.200. Está havendo fuga de cérebros para os países desenvolvidos. . No Japão 5% dos melhores alunos, os cérebros potenciais querem ser professores, ao invés. de irem para NASA ou Microsoft. . Professor é a profissão mais nobre do mundo. Produz cultura, informação, conhecimento, ciência e valores. No Brasil precisamos valorizar o professor, não o militante. Priorizar a física e matemática. Instrumentaliza-los, dar condições, recursos, treinamento, manutenção da competência, segurança e melhores salários. País e empresa que não investe em saúde educação, ciência, inovação, pesquisa e tecnologia, estão fora da civilização moderna. Não terão força competitiva e vão virar grandes sucatas.
O que pode fazer um Brasil forte? O maior patrimônio, o maior ativo da nação é a saúde e educação de suas crianças e da sua juventude. O Brasil ficou sem educação séria e avante por décadas. Padrão Freirista, exemplos não faltam. universidades pichadas, drogadas e antro da libertinagem, meio milhão de zero em redação no ENEM. Passam de ano, nas escolas milhões de crianças que chegam aos 15 anos, e não sabem ler com desenvoltura, fazer contas e escrever. Nas faculdades chegam no 1º período escrevendo mal, eles não têm culpa. As escolas estão fracas por uma série de motivos. Há escolas que pagou, passa sem exigir conhecimento. Graduação e Pós Graduação por EAD é só para gente madura e com mais de cinco anos de mercado, antes desse tempo, representa muito pouco aprendizado. Raras exceções.
Entrevistei em 2014, três técnicos em mineração, , dois não sabiam calcular densidade, o básico. Na antiga escola técnica de MG com cinco primeiros dias de aula qualquer aluno sabia. Embora criticado pelos esquerdistas Freiristas, adeptos do light e o fácil. Os colégios militares provam por A +B que são os melhores do Brasil em disciplina e rendimento que orgulham os pais dos seus alunos; só com notas entre 8 e 10. Além de aptos a concorrerem em toda a América Latina com outros colégios e ficam entre os primeiros.
O Brasil não pode descuidar da educação. Precisamos de bons professores e bons coaches. Infelizmente o mercado anda poluído de coaches que mais atrapalham que ajudam. A profissão não é regulamentada, e está cheio de aventureiros, que não entendem da atividade e se mete a coach. O resultado? Um desatre.