Alinhar a engenharia mineira ao que de mais moderno está sendo produzido no mundo em matéria de inovação e novas tecnologias. Este é o objetivo do programa de imersão que a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) está lançando e que levará uma turma de profissionais da engenharia ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, em julho próximo.
O Vale do Silício, localizado na parte sul da região da baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), abriga muitas startups e empresas globais de tecnologia. Apple, Facebook e Google são algumas das mais conhecidas. Na região, também estão várias instituições com foco em tecnologia, estabelecidas próximas à Stanford University.
O programa de imersão da SME, fruto de parceria firmada entre a instituição e a Silicon Valley Brasil, terá duração de oito dias, período durante o qual os participantes conhecerão a Plug and Play, a maior incubadora do Vale do Silício, participarão de pitch de startups de engenharia e agrotecnologia, além de quatro workshops, com executivos do Google, WhatsApp e professor da Stanford University. Da programação constam, também, debate com representantes do Facebook, sobre tecnologia 5G, e visita às instalações da Tesla Motors, onde os participantes poderão dirigir um veículo elétrico produzido pela montadora americana.
Modernização – De acordo com a presidente da SME, Virgínia Campos, a iniciativa faz parte da estratégia da instituição de fortalecer as engenharias e, ao mesmo tempo, modernizar a SME, incorporando à sua atuação ações voltadas ao empreendedorismo, à tecnologia, e à sustentabilidade, a serem oferecidas na forma de treinamento não convencional, como o que está sendo oferecido pela imersão no Vale do Silício.
O objetivo, segundo ela, é que a SME crie espaços para o desenvolvimento e aceleração de novas ideias, tanto dos associados mais jovens, que buscam capacitação para o mercado de trabalho, quando dos associados mais experientes, que estão em busca de vivenciar a modernidade e ampliar o seu networking.
A ideia, segundo o presidente do Comitê de Inovação da SME, Stéfano Angioletti, é promover experiências como a da imersão no Vale do Silício, pelo menos uma vez por ano. Sua expectativa é de que o programa consiga abrir novas perspectivas para os profissionais participantes que, como ele ressalta, necessariamente não precisam ser jovens para apostarem na inovação. “As pessoas têm que se renovar. Para isso, é preciso fazer coisas novas. Mesmo o profissional que já tem décadas de experiência precisa se renovar de modo a atuar com novas habilidades”, afirmou Stéfano Angioletti.
Parceria – A operação da imersão será feita pela Silicon Valley Brasil, uma empresa brasileira que já levou mais de 400 profissionais para a experiência semelhante à que será oferecida pela SME. A empresa foi fundada em 2016 pelo designer João Roberto de Azambuja Júnior, que naquele ano, resolveu abandonar o que fazia para se dedicar integralmente ao empreendimento que, inicialmente, levou à Califórnia um grupo de cinco pessoas.
Os resultados não demoraram a aparecer. Em 2019, a empresa faturou R$ 2,5 milhões. Em 2020, os negócios sofreram uma queda, mas alcançaram faturamento de R$ 1,5 milhão, que, tendo em vista o cenário adverso criado pela pandemia, ele considera satisfatório.
João Roberto de Azambuja Júnior espera que o programa desenvolvido para a SME abra os horizontes dos participantes de tal forma que, após vivenciarem a cultura do Vale do Silício e terem acesso a ferramentas de inovação, sintam-se mais encorajados a investir em seu próprio negócio ao retornarem. “Esse é o nosso diferencial”, ressalta o diretor da Silicon Valley Brasil. Ele acredita que após retornarem, os participantes da imersão estarão muito mais capacitados a inovar e empreender. Ao mesmo tempo, estarão mais conscientes da revolução tecnológica que está por vir. (Conteúdo produzido pela SME)
Fonte: Diário do Comércio