“Com grande habilidade, a Shape Corp. mostrou o caminho a seguir e foi capaz de utilizar com eficiência um material moderno e com o máximo nível de resistência. Isso demonstra uma oportunidade importante para desafiar outros materiais leves com uma solução de aço que permite os fluxos de material circulares”, afirma Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de pesquisa e inovação da SSAB.
O processo de fabricação robusto e econômico da Shape Corp. para tubos em 3D possibilitou a utilização do aço martensítico conformado a frio Docol® 1700M, da SSAB, para obter uma solução leve e exclusiva para pilares em A e tubos para trilhos de teto, com um tamanho de perfil mínimo. Os componentes serão implementados em breve em vários veículos da Ford, inclusive o Ford Explorer 2020 e o Ford Escape 2020.
Graças à conformação em 3D, em vez da hidroformação, a Shape Corp. conseguiu criar perfis menores do que as soluções tradicionais, permitindo uma melhor visibilidade do motorista, mais espaço interior e um melhor acondicionamento dos airbags.
Os pilares em A conformados em 3D também têm uma melhor relação resistência-peso de mais de 50%, o que levou a uma redução geral de 2,8 a 4,5 kg da massa por veículo.
A tecnologia altamente inovadora da Shape Corp. e o uso do aço mostraram ser viáveis na indústria automotiva global e representam um grande salto na segurança e no design dos automóveis.
O Swedish Steel Prize, que comemora seu 20º aniversário esse ano, reconhece as boas inovações em engenharia, cooperação e aços que resultam em um mundo melhor e mais sustentável. O vencedor receberá um diploma, uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e ampla exposição na mídia. Juntamente com o Swedish Steel Prize de 2019, a SSAB fará uma doação de SEK 100.000 à UNICEF em apoio aos seus esforços para oferecer educação de qualidade e oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes em todo o mundo.
As outras finalistas do Swedish Steel Prize 2019 foram a Austin Engineering, da Austrália, a Kampag, do Brasil e a Roofit.solar, da Estônia.
Leia mais sobre o Swedish Steel Prize no site www.steelprize.com
Para obter mais informações, contate:
Eva Petursson, presidente do júri, Swedish Steel Prize, eva.petursson@ssab.com
Anna Rutkvist, gerente de projetos, Swedish Steel Prize, anna.rutkvist@ssab.com
A SSAB é uma empresa siderúrgica com sede na região Nórdica e nos Estados Unidos. Ela oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em cooperação próxima com seus clientes para criar um mundo mais forte, leve e sustentável. A SSAB conta com funcionários em mais de 50 países. A SSAB possui unidades produtivas na Suécia, na Finlândia e nos EUA. A SSAB está listada na Nasdaq OMX de Estocolmo e possui uma listagem secundária na Nasdaq OMX de Helsinque. www.ssab.com.
Fonte: Assessoria de Imprensa