O capítulo brasileiro do movimento internacional Women in Mining (WIM) apresentou nesta 3ª feira (8/9), em webinar promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a versão em inglês do Plano de Ação para Avanço da Participação das Mulheres na Indústria de Mineração Brasileira ( Clique aqui e acesse o material ). O movimento conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
“O Instituto tem dado cada vez mais ênfase à iniciativa de promover a inclusão e a diversidade, por meio de várias ações, entre as quais a Carta de Compromissos Perante a Sociedade, que foi elaborada com a participação das mineradoras associadas e estabelece metas para o setor se tornar mais sustentável”, afirmou Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do IBRAM.
Paulo explicou que esse documento, lançado em setembro de 2019 na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), contou com o apoio e participação das mineradoras brasileiras em sua construção, estabelecendo metas para o futuro. “São conjuntos de propostas relacionadas a 12 temas detalhados por grupos de trabalho, todos liderados por empresas voluntárias, e o tema diversidade e inclusão na mineração não podia faltar”, explicou.
Para ele, o setor compreende que é necessário incluir as mulheres em todos os setores de atuação da indústria mineral. “O IBRAM apoia o movimento e assinou o plano de ação criado pelo WIM. Nós estamos orgulhosos de poder participar. Queremos realmente agir, queremos trabalhar com diversidade e inclusão. As pessoas podem pensar porque o número de mulheres no setor mineral não está tão alto e eu acho que tem a ver com cultura. Mudança é difícil. Nós temos que aceitar que precisamos mudar para melhor”, afirmou. A versão em inglês permitirá às empresas estrangeiras conhecerem melhor sobre o documento brasileiro. Ele finalizou seu discurso enfatizando que é necessário que as mineradoras se adaptem à igualdade de gênero voluntariamente.
O evento foi conduzido pela fundadora e CEO da I&D 101 e Diretora do WIM Brasil, Jamile Cruz, que apresentou o Plano de Ação e as estratégias para adaptação das organizações. Também participaram do encontro o Presidente da Kinross Brasil, Gilberto Azevedo, a Vice-Presidente sênior, Conselheira Geral e Secretária Corporativa da Yamana Gold, Sofia Tsakos, e a Cônsul Canadense e Comissária Comercial Sênior da Câmara de Comércio Brasil Canadá, Elise Racicot.
Fonte: Portal da Mineração