Solene Celebração Eucarística foi marcada por bênçãos e pela valorização ao trabalho realizado em prol do desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.
Em virtude de sua contribuição para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, as empresas e profissionais do setor carbonífero da região foram homenageados durante missa no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A Solene Celebração Eucarística pelo Extrativismo Mineral e Carvão foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 22.
A solenidade foi presidida por Dom Vitório Pavanello, arcebispo Emérito da Arquidiocese de Campo Grande (MS), concelebrada pelo reitor do Santuário, Pe. Antonio Vander, e recebeu aproximadamente 150 pessoas. As Carboníferas Catarinense, Metropolitana, Belluno, Rio Deserto, Siderópolis e Gabriella Mineração estiveram representadas na ação, que faz parte da Festa da Misericórdia. Bandeiras das respectivas empresas e das cidades onde atuam foram carregadas pelos profissionais presentes.
Para a cerimônia, o andor com a imagem de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros) foi decorado com carvão bruto e folhas verdes, representando a evolução da mineração e o cuidado das empresas com o meio ambiente. Na entrada principal do Santuário, um túnel também imitou as galerias de subsolo. Entre os momentos de mais emoção, destaque para a benção dos capacetes, ao final da cerimônia, que levou os mineiros de todas as carboníferas ao altar. A Banda Marcial da Satc, comandada pelo maestro Pedro Apolinário, também participou da ação.
O setor é responsável pela geração de emprego e renda para 80 mil pessoas, aproximadamente, nos 15 municípios da região, movimentando por volta de R$ 5 bilhões ao ano na economia do Sul de Santa Catarina. Além da atividade econômica em si, são realizadas também ações em prol de causas sociais, ambientais e educacionais. Além disso, as empresas possuem grande preocupação com a saúde e a segurança dos trabalhadores.
“O setor carbonífero é propulsor de projetos educacionais, tendo na Satc um dos seus principais eixos, além de fortalecer outras ações ambientais e sociais. As empresas mantêm empreendimentos sustentáveis ambientalmente e estão recuperando áreas degradadas pela mineração do passado. Algumas destas áreas se tornaram espaços públicos verdes, seguros, inclusivos e acessíveis para toda a população. A nossa padroeira Santa Bárbara tem protegido nossos mineiros, nossas comunidades e nossa indústria desde o início da atividade”, ressaltou o coordenador de liturgia do Santuário, Rafael Tibincoski Casagrande.
O reitor do Santuário, Pe. Antonio Vander, também enalteceu o trabalho realizado pelas carboníferas. “Que alegria estar aqui nesta noite tão especial em homenagem aos nossos mineiros e aos demais profissionais que atuam nas mineradoras. Eu queria dizer a todos um muito obrigado por fazer acontecer esta noite e por virem até aqui. Obrigado pelo trabalho e dedicação de vocês. Obrigado pelo esforço de todos os dias e pelo carinho que vocês têm. Obrigado também pelo valor que dão ao trabalho. Que Deus mande uma chuva de bênçãos a todos vocês”, declarou.