Conhecer o potencial geológico de mineração no Paraná, mais especificamente no Vale do Ribeira, é um dos objetivos do lançamento de produtos do Projeto Área de Relevante Interesse Mineral (ARIM), que integram as atividades de comemoração dos 50 anos de atuação no Estado do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
O Serviço Geológico do Brasil, é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia que tem a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no país.
No Paraná, o Serviço Geológico do Brasil trabalha em parceria com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG)e com o departamento de geologia da Universidade Federal do Paraná.
O evento comemorativo aos 50 anos do serviço geológico do Brasil é realizado nesta terça-feira (29), e conta com a apresentação de estudos recentes dos potenciais geológicos do Vale do Ribeira e mapas de recursos Minerais da Bacia de Castro.
Os estudos
A chefe do núcleo de apoio técnico de Curitiba do Serviço Geológico do Brasil Mariane Brumatti explica que estes estudos podem viabilizar o desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira, que já foi local de extração de minerais como o chumbo nas décadas de 1970 e 80.
O evento marca ainda, o início da elaboração do projeto mapa geológico do Paraná, em convênio com o ITCG e departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná. O último mapa geológico do Estado foi elaborado há 14 anos.
Na oportunidade, o ITCG também apresentará os resultados do projeto mapa geológico do grupo serra geral do Paraná que foi iniciado em 2003 pela extinta Mineropar e concluído em 2018 pelo instituto. Este estudo contempla uma região de mais de 60km², de onde é extraída água subterrânea, dentro do sistema aquífero serra geral, para o abastecimento de 40% da população do Estado.
Fonte: CBN Curitiba