A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo dia 23 o II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) que terá como temaA Mineração no Tocantins e no Brasil. Na ocasião serão apresentados trabalhos de diversos Estados brasileiros que comprovaram contribuição real ao desenvolvimento da vigilância e promoção da Saúde do trabalhador. O seminário irá acontecer no auditório do Ministério Público do Estado, em Palmas.
De acordo com a gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Magna Dias Leite, o tema abordado no seminário surgiu da preocupação, resultante do fato da mineração gerar grandes impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana, principalmente à população local e aos trabalhadores nas etapas do processo produtivo, de logística e comercialização. “Neste sentido, este seminário visa contribuir para a ampliação do entendimento acerca dos problemas ambientais e de saúde decorrentes da mineração, sobre a atuação da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e de proposição de estratégias para reduzir os impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana”, disse Magna.
Na programação desse ano temas de grande repercussão serão abordados como os acidentes de Trabalho na Samarco em Mariana e Vale em Brumadinho pela palestrante Marta de Freitas que atuou diretamente nas áreas atingidas. Marta é mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente.
O “Impacto Socioeconômico e Ambiental e Panorama da Mineração no Brasil e Tocantins”, também será abordado pelo palestrante Bruno Milanez, doutor em Política Ambiental que também atuou em Brumadinho.
Oficinas
No dia 22 serão realizadas duas oficinas, no prédio do Anexo 1 da Superintendência de Vigilância em Saúde, com apresentação de experiências bem sucedida de vários municípios. A primeira terá o tema saúde Mental relacionado ao Trabalho com a facilitadora, drª Maria do Socorro Nina, psicóloga do CEREST Amazonas e Professora da Universidade Federal do Amazonas, serão apresentados os principais conceitos considerando a relação saúde mental e trabalho e rede de atenção à saúde mental da região amazônica
A segunda oficina terá como tema a Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: na busca da qualificação e da integralidade no cuidado com a facilitadora, Elém Cristina, ela irá apresentar o panorama nacional e relevância das ações voltadas para a Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.
Mineração
A mineração gera grandes impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana, principalmente à população local e aos trabalhadores nas etapas do processo produtivo, de logística e comercialização. Por ser potencialmente poluidora, a mineração, dependendo do minério causa problemas de saúde a curto, médio e longo prazo, sendo estes problemas de interesse à saúde pública e consequentemente de responsabilidade do SUS. Neste sentido, este seminário visa contribuir para a ampliação do entendimento acerca dos problemas ambientais e de saúde decorrentes da mineração, sobre a atuação da VISAT e proposição de estratégias para reduzir os impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana.
Programação Completa II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador
9:00h – Recepção e inscrição dos participantes
9:30h – 1ª Palestra:
“O Papel do SUS e Ações da VISAT na Mineração do Tocantins.” Palestrante: MSc. Carla Baêta Mestrado em Ciência Animal; Graduada em Medicina Veterinária. Coordenadora Nacional da Saúde do Trabalhador no Ministério da Saúde.
10:30h – 2ª Palestra:
“Acidentes de Trabalho na Samarco em Mariana e Vale em Brumadinho” Palestrante: MSc. Marta de Freitas Mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente; Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional; Graduada em Engenheira Mecânica.
14:00h – 3ª Palestra:
“Impacto Socioeconômico e Ambiental e Panorama da Mineração no Brasil e Tocantins” Palestrante: Dr. Bruno Milanez Doutorado em Política Ambiental; Mestre em Engenharia Urbana; Graduado em Engenhaira de Produção.
15:30h – Intervalo
16:00h – Mesa de debates:
CEREST-TO, CES/ CISTT-TO, DNPM–TO, MAM-TO, MPE-TO, MPT-TO e NATURATINS.
18:00h – Encerramento
Fonte: Surgiu