Cerca de 400 pessoas estiveram em Vazante (MG) nos três dias de encontro do 3º Seminário de Segurança em Mineração, organizado pela Nexa, entre os dias 6 e 8/8. Mais de 90 empresas, entre mineradoras e fornecedores do setor foram representadas no evento.
O objetivo do evento foi estimular a troca de experiências e o conhecimento em práticas de atuação seguras por meio da apresentação de casos e discussões sobre temas como Atuação da Liderança e Comportamento Seguro, Saúde Ocupacional, Gestão de Riscos, Prevenção de Fatalidades e Segurança de Processos e Emergência, além de uma visita in loco no processo de disposição de rejeitos à seco da Unidade Vazante.
Para Fernando Gurgel, gerente geral da Unidade, o objetivo foi alcançado. “Oportunidades como essa que o seminário proporciona são fundamentais para a evolução e o aprimoramento das práticas em saúde e segurança na mineração. Precisamos unir nossos conhecimentos e compartilhar o que tem funcionado nas outras empresas, para realizarmos um grande benchmarking”, avalia.
Sobre a Unidade da Nexa em Vazante
Vazante detém a maior jazida de zinco do Brasil e graças à Excelência Operacional da Nexa, se tornou referência em mineração.
As pesquisas minerais iniciaram em 1961. Oito anos depois, a operação já produzia em escala industrial na Mina Céu Aberto e, desde 1993, em Lavra Subterrânea.
Atualmente, a Unidade possui duas minas em operação: Mina Vazante e Mina Extremo Norte, com produção de concentrados de zinco, chumbo e prata, transferidos para a Unidade da empresa em Três Marias (MG).
Fonte: Paracatu News