Atrair talentos, formá-los e transformá-los nas lideranças do futuro são algumas das premissas dos dois mais importantes programas de formação de pessoas da RHI Magnesita, principal fornecedor global de produtos e soluções refratárias, com sede em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A empresa dará início neste mês ao Programa de Estágio de Carreira, iniciativa já consolidada na companhia para a atração de estudantes com perfil diferenciado. O processo seletivo leva em conta as grandes transformações que os jovens vivem em sua maneira de interagir com o mundo e como entendem o valor das oportunidades oferecidas no mercado de trabalho, e é realizado às cegas, por meio de um aplicativo, permitindo maior diversidade e oportunidade para alunos de diferentes áreas se inscreverem.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro pelo site https://estagiorhimagnesita.cm.cr/. São 44 vagas destinadas às cidades de Contagem e Ouro Branco (região Central de Minas Gerais), Brumado (BA) Piracicaba (SP), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ). As posições estão abertas para as áreas de Finanças, Compras e Gestão de Terceiros, Comercial, Engenharia, Logística, Mineração, Operação, Pesquisa e Desenvolvimento, Controle da Qualidade, RH, Marketing, Engenharia de Manutenção e Compras e Gestão de Terceiros. Os estágios têm duração de um a dois anos. Os selecionados receberão bolsa auxílio, alimentação na empresa, vale-transporte e Gympass, além de consultoria psicológica e financeira.
Para se diferenciar de outras empresas e atrair a nova geração para a indústria tradicional, a RHI Magnesita aplica inovações disruptivas nesse processo seletivo de forma a torná-lo atraente para os jovens e alinhado com sua forma de comunicação. Três critérios são os pilares do processo de seleção: boa formação acadêmica, mas sem especificação de instituição e curso; diversidade em todas as suas manifestações, seja de gênero, cultura, raça, geração etc; e desenvolvimento de sucessores suportando a estratégia da empresa de formar 80% da liderança internamente.
Na primeira fase da seleção, a empresa usa a plataforma Lifelike, que possui um design semelhante ao Whatsapp, mas com ferramentas exclusivas para a seleção de profissionais e treinamentos. Nela, os candidatos podem visitar virtualmente a empresa, conhecer seu “jeito de ser” e até interagir com executivos por meio de um case baseado em fatos reais. Nessa primeira fase, por meio desse tour virtual, são coletadas informações cadastrais básicas para aplicação dos primeiros filtros de seleção.
Em seguida, na segunda fase do processo, o candidato passa por um teste on-line para revelar seu padrão de decisão em situações fictícias em que competências importantes para a empresa são exigidas. Depois o perfil comportamental do candidato é estabelecido por meio de outra avaliação, o “Big Five”, que também é utilizado por empresas como Google e Nasa. Na terceira fase, os candidatos são convidados a gravar e enviar um vídeo demonstrando sua posição em relação a um problema apresentado em um case fictício.
Na última fase, os selecionados são convidados para uma dinâmica de trabalho colaborativa com o objetivo de criar novas soluções para o case apresentado na terceira fase, mas agora sob observação presencial dos seus possíveis futuros gestores. Nessa dinâmica também é utilizada a tecnologia imersiva Lifelike, que resulta em uma experiência mais envolvente e reveladora tanto para os candidatos, como para os gestores.
Lideranças para o futuro – Em sua primeira edição após a fusão entre a austríaca RHI e a brasileira Magnesita, ocorrida em 2017, “o Programa de Trainee 1Fábrica Refratária1 foi criado para trazer jovens com mobilidade global, mente aberta e conjunto de habilidades para RHI Magnesita”, afirma a vice-presidente executiva da People & Culture e Comunicação Corporativa, Simone Oremovic. O programa tem como objetivo preencher o banco de talentos para futuras funções de liderança e especialistas em Comercial, P&D e Finanças, com a contratação, a partir de outubro, de 15 novos talentos para suas operações no Brasil, Áustria, China e EUA.
O programa é voltado para recém-formados em Engenharia (com foco em Metalurgia, Química ou Mecânica), Finanças ou Negócios. Ter um a dois anos de experiência de estágio ou de trabalho são necessários, bem como habilidades de pensamento pragmático e não ter medo de tomar decisões. Para mais informações sobre os requisitos de inscrição, basta acessar o https://www.rhimagnesita.com/refractory-factory/. As inscrições já tiveram início.
Os participantes passarão por um programa de treinamento de 18 a 24 meses, incluindo de três a quatro tarefas rotativas de 6 meses nas áreas citadas. A última missão será internacional. “Queremos que os trainees obtenham insights reais em nosso ambiente dinâmico e global, e que seja uma experiência valiosa desde o primeiro dia. Nosso objetivo é formar talentos com uma compreensão multifuncional e uma mentalidade global, colocando-os em diferentes posições e em diferentes áreas”, acrescenta Simone Oremovic.
Com o Programa de Trainee “Fábrica Refratária”, a RHI Magnesita quer atrair pessoas orientadas para o desempenho, que prosperem na colaboração global, capazes de compreender o valor dos seus clientes, que sejam inspirados pela transformação e possuam um alto nível de responsabilidade. Os trainees terão a oportunidade de participar de projetos estratégicos, permitindo uma familiarização rápida de todo o contexto interno e de mercado da RHI Magnesita. No final do programa, os trainees assumirão tarefas conceituais, analíticas e operacionais e poderão ser alocados em qualquer unidade da RHI Magnesita no mundo.
Fonte: Diário do Comércio