Diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) lançou uma nova estratégia de atuação para diminuir os efeitos provocados pelo isolamento social. O objetivo é minimizar os impactos da suspensão das aulas e do crescimento das desigualdades e defasagens de aprendizagem dos alunos. Em Aripuanã, o PVE é desenvolvido desde 2015 pela Nexa, em parceria com o Instituto Votorantim e a Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Para auxiliar os gestores escolares e educacionais, o PVE tem promovido mentoria coletiva por meio de uma série de webnários, liderada por Carlos Sanches, consultor de gestão educacional, e especialistas da área. As reflexões são pautadas nos desafios da educação frente ao contexto da Covid-19. Os conteúdo estão disponíveis na página do programa e podem ser revistos pelo site https://pve.institutovotorantim.org.br.
A estratégia de assessoria pedagógica e formação técnica foram alteradas, ao invés dos ciclos e interciclos ao longo do ano, a atuação será mensal, de forma remota, com ensino à distância. Além disso, para distribuição de conteúdo de apoio às famílias frente a reorganização de suas rotinas domésticas, diálogo com os filhos, promoção de brincadeiras e de orientação para o estudo, foi lançado o projeto “Telas Abertas”, fruto de uma parceria com o Canal Futura. Na frente de mobilização, estão previstas transmissões ao vivo (lives) semanalmente com famílias, com o objetivo de ativá-las, juntamente com as comunidades, a fim de garantir a manutenção e recuperação da aprendizagem dos alunos por meio de realização de atividades lúdicas, adoção de práticas de enfrentamento de vulnerabilidades (saúde, alimentação, garantia de direitos) e retorno e retomada segura das aulas.
Segundo a analista de Projetos Sociais da Nexa para o Projeto Aripuanã, Sabrina Tenello, o grande desafio é promover a continuidade das atividades do PVE para que não haja interrupção dos serviços prestados à comunidade escolar. “Foram elaboras estratégias específicas considerando os cenários impostos pela Covid-19 para as frentes de assessoria e formação técnica, oportunidades formativas e comunicação direcionada”.
Para conferir todos os conteúdos elaborados, visite o site do PVE, disponível em https://pve.institutovotorantim.org.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação