quinta-feira, 9 de maio de 2024
Mais
    InícioNotíciasProjetos comunitários de Aripuanã são beneficiados com recursos do Fundo Casa Socioambiental

    Projetos comunitários de Aripuanã são beneficiados com recursos do Fundo Casa Socioambiental

    Publicado em

    Apoiados pela Nexa os projetos Empoderar Morena e Território de Resiliência estão entre os 78 selecionados em âmbito nacional

    O Projeto Empoderar Morena, gerenciado pela Associação Rural Morenense  e o Território de Resiliência, desenvolvido pela Associação dos Moradores Agroextrativistas da Resex Guariba-Roosevelt Rio Guariba, estão entre 78 projetos selecionados em âmbito nacional para receber aporte financeiro do Fundo Casa Socioambiental, uma organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.

    Em cumprimento ao edital de fortalecimento de base comunitária foram selecionados projetos focados no enfrentamento à Covid-19. Cada projeto vai ser beneficiado pelo Fundo Casa Socioambiental, com aproximadamente R$30.000,00 (Trinta Mil Reais).

    Apoio da Nexa: O Projeto Empoderar Morena e o Projeto Território de Resiliência concorreram com 527 outras propostas em todo o território nacional e a escolha dos dois projetos, que são desenvolvidos no município de Aripuanã, na região Noroeste de Mato Grosso, traduz a seriedade das ações que desenvolvem em prol da comunidade local. O apoio da Nexa parte de uma das frentes de ação do Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais, que realiza em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Pacto das Águas. As propostas selecionadas por meio dos editais totalizam cerca de R$ 96.000,00 (Noventa e Seis mil Reais), em aportes financeiros voltados a projetos rurais do município de Aripuanã.

    O Programa, além de apoiar os produtores da região, também promove atividades voltadas ao fortalecimento organizacional social. Com isso, a Pacto das Águas fornece a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), orientação para regularização  além de apoio para elaboração e apresentação dos projetos, a exemplo do que foi feito com as duas entidades selecionadas pela Fundo Casa Socioambiental.  No momento, cinco associações rurais estão sendo atendidas pela Nexa e Pacto das Águas e outras nove (09) já foram identificadas para futuro apoiamento.

    O coordenador técnico de projetos da ONG Pacto das Águas, Emerson de Oliveira Jesus, enfatiza a importância de termos comunidades locais de Aripuanã selecionadas. Ele enfatiza que o desenvolvimento sustentável parte da premissa de que os investimentos devem se voltar aos indivíduos e também às instituições às quais estão vinculados. “Nossa instituição possui ampla experiência com trabalhos  com agricultores, e não conseguimos enxergar a promoção do desenvolvimento de pequenos produtores sem o fortalecimento de suas organizações”, explica.

    Os Projetos:  A Associação Rural Morenense, à frente do Projeto Empoderar Morena, reúne um grupo de mulheres que promove a participação feminina na agricultura a partir do empreendedorismo no campo, no Distrito de Morena. Com isso, consiste em um dos poucos grupos produtivos do gênero da região. Hoje a organização tem 96 associados.

    Valéria Eger, fundadora do Empoderar Morena, descreveu a escolha do projeto como sonhos que se tornam realidade. “É emocionante saber que vamos poder realizar um sonho. Com esse apoio financeiro vamos poder adquirir utensílios para nossa cozinha, promover a realização de cursos e também melhorar a qualidade dos nossos produtos”, comemora.

    Com 56 associados, o Projeto Território de Resiliência é desenvolvido pela Associação dos Moradores Agroextrativistas da Resex Guariba-Roosevelt Rio Guariba e promove o desenvolvimento de atividades produtivas tradicionais, com a finalidade de alcançar a segurança alimentar e nutricional, geração de renda e proteção da floresta junto aos seringueiros.

    A Analista de Gestão Social da Nexa, Sofia Furmanski, explica que o valor capitaneado contribui para o fortalecimento de grupos produtivos. “A questão financeira é uma das grandes dificuldades enfrentadas por projetos rurais. Esse dinheiro aportado permite que os grupos se estruturem melhor, comprem máquinas, invistam em insumos, busquem crescimento”, finaliza Sofia, ao ratificar que esse apoio vem ao encontro do compromisso da Nexa com o desenvolvimento sustentável de Aripuanã.

    Conheça o Projeto Aripuanã: acesse nosso site (www.projetoaripuana.com.br) e acompanhe as novidades. Confira também o novo canal de relacionamento da Nexa no Whatsapp (66) 3565-2651.

    Fonte: Assessoria: Francielle Mesquita

    São Paulo
    céu limpo
    19.7 ° C
    22.5 °
    16.8 °
    76 %
    1kmh
    0 %
    qui
    31 °
    sex
    31 °
    sáb
    31 °
    dom
    32 °
    seg
    32 °

    Notícias recentes

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...

    leia mais

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...