A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará –, informa que o Projeto Araguaia Níquel, 100% de sua propriedade, atualmente em desenvolvimento, foi aprovado como um Projeto de Minerais Estratégicos pelo Governo Federal brasileiro. Esta aprovação garantirá que o Projeto Araguaia Níquel seja tratado com prioridade pelos vários órgãos governamentais envolvidos na construção e operação da mina, por meio do apoio de um comitê interministerial.
Para Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, “a seleção do Projeto Araguaia Níquel como um Projeto de Minerais Estratégicos demonstra ainda mais a importância global do níquel como um metal crucial para o futuro, bem como a estratégia do projeto para o Brasil.”
A Política de Minerais Estratégicos visa priorizar o desenvolvimento de projetos minerais considerados estratégicos para o crescimento do Brasil e faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), um ente governamental dedicado a expandir e acelerar a implementação de projetos com a participação do setor privado no Brasil.
Os projetos são selecionados individualmente pelo Comitê Interministerial de Análise de Projetos de Minerais Estratégicos (CTAPME), formado por representantes do PPI e outros órgãos governamentais como o Ministério de Minas e Energia; o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações; o Gabinete de Segurança Institucional e a Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
A escolha do Araguaia como um projeto estratégico sob a política facilitará a interação necessária entre diferentes entidades reguladoras, de modo a contribuir para que a Horizonte Minerals continue seu avanço em direção à produção, para o benefício de todas as partes interessadas.
Projeto Araguaia e sua capacidade de produção
Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de US$ 633 milhões para implantar o Projeto Araguaia. O cronograma de construção segue avançado e dentro dos prazos estabelecidos. A previsão de início de operação é o primeiro trimestre de 2024.
Sobre a Horizonte Minerals
A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com atuação no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A companhia possui dois projetos no Estado do Pará: o Araguaia e o Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel e baixa emissão de carbono.
O Projeto Araguaia está em construção e vai produzir ferroníquel para o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade para produção de níquel e cobalto para abastecer o setor de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posicionará a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente.