A produção de minério de ferro aumentou 17% t/t para 74,1 Mt, impulsionada, principalmente, pelo sólido desempenho dos Sistemas Sudeste e Sul no período seco. A produção do Sistema Norte aumentou 4% t/t, beneficiando-se da sazonalidade climática usual, que foi parcialmente compensada por atividades pontuais de homogeneização de estoques em Ponta da Madeira para ajustar níveis de umidade.
Como efeito desse evento pontual, da venda do Sistema Centro-Oeste (~3,5 Mt) e para garantir maior flexibilidade em nossa produção devido às condições atuais do mercado, a Vale está revisando o seu guidance de produção de 2022 para 310-320 Mt. A estimativa revisada está em linha com nossa filosofia de value over volume.
A produção de níquel foi 24% menor t/t, principalmente, devido à manutenção programada de nossas plantas downstream, que foi parcialmente compensada pelo forte desempenho em Onça Puma. As minas operaram em um ritmo estável no trimestre, com as minas do Atlântico Norte acumulando feed para a manutenção planejada das minas no 3T22. As vendas ficaram em linha t/t já que os estoques construídos no 1T22 foram vendidos no 2T22.
A produção de cobre ficou em linha com o 1T, pois o efeito da retomada do moinho SAG de Sossego no início de junho e o desempenho melhor das minas canadenses foram compensados pelas manutenções planejada e corretiva na planta de Salobo.
Como resultado da manutenção mais longa do que o esperado na planta de Sossego e a manutenção adicional na planta de Salobo identificada para 2022, a Vale está revisando seu guidance de produção anual de cobre para 270-285kt.
.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.