A mineradora Rio Tinto informou que as vendas de minério de ferro caíram 5% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2019, para 82,1 milhões de toneladas. A produção de minério de ferro registrou queda de 1% no mesmo período, para 86,4 milhões de toneladas.
A companhia considerou que, no geral, a atividade econômica global foi “forte” no terceiro trimestre, o que ajuda a sustentar um “otimismo” para uma recuperação em 2021. Ao mesmo tempo, salientou que a demanda reprimida e o aumento de novos “lockdowns” ameaçam a recuperação das economias.
Com relação às projeções de produção, a Rio Tinto manteve a expectativa de produzir entre 324 milhões e 334 milhões de toneladas de minério de ferro em 2020.
A produção de bauxita, por outro lado, registrou crescimento de 5%, para 14,5 milhões de toneladas.
A companhia também anunciou uma parceria com a Anheuser-Busch InBev (AB InBev) para fornecer um novo padrão de latas de alumínio sustentáveis. Inicialmente, com foco na América do Norte, AB InBev usará o sistema de baixo carbono feito com energia hidrelétrica renovável, juntamente com conteúdo reciclado, para produzir uma lata de cerveja mais sustentável.
Sobre o futuro, com base nas expectativas atuais, o Capex (investimento) para 2020 permanece inalterado em cerca de US$ 6 bilhões e de US$ 7 bilhões para 2021 e 2022.
Fonte: Valor Investe