Uma redução significativa nos estoques de minério de ferro na China e as conseqüências decorrentes de um desastre nas minas do Brasil levaram a Austrália a maior exportadora para US $ 110 por tonelada, pela primeira vez em mais de cinco anos.
O preço de escalada elevou as ações dos três grandes produtores de minério de ferro do país, Rio Tinto, BHP e Fortescue Metals Group, continuando sua excelente atuação no mercado acionário australiano.
As ações da BHP subiram 1,9%, para US $ 40,30, enquanto as ações no Rio subiram 3,4%, para fechar em US $ 105,34.
O minério de ferro Fortescue, que tende a subir mais em resposta aos altos preços do minério de ferro, porque não produz outras commodities, subiu 5,4%, fechando em US $ 8,80.
O Fortescue subiu quase 130 por cento desde o final do ano passado, enquanto a BHP (até 23 por cento) e o Rio (em alta de 39 por cento) também estão em alta este ano.
A China é a maior consumidora mundial de minério de ferro, a principal commodity siderúrgica, e uma queda na quantidade de minério de ferro nos portos chineses ajudou a elevar o preço de referência da indústria em 3,5%, para US $ 110,20 na quinta-feira.
Especialistas em commodities acreditam que relatos de dificuldades enfrentadas por compradores chineses na compra de minério de ferro australiano foram outro fator no aumento dos preços.
O preço de referência para uma tonelada de minério de ferro entregue à China subiu cerca de 46 por cento desde que um colapso devastador em janeiro no Brasil matou mais de 240 pessoas e atrapalhou a maior produtora mundial de minério de ferro, a Vale.
Como consequência, as minas da Vale, que produzem cerca de 93 milhões de toneladas por ano de minério de ferro, estão atualmente fora de produção. Isso representa quase um quarto da produção anual típica da Vale e equivale a cerca de 6% do total do mercado de minério de ferro transportado pelo mar a cada ano.
“Quando você tem um mercado que já está se recuperando da Vale estar longe do mercado, então qualquer interrupção no fornecimento ou qualquer insinuação de qualquer interrupção no fornecimento causa um nervosismo no mercado”, disse Vivek Dhar, estrategista de commodities de mineração e energia. no Commonwealth Bank.
“Esse impacto na oferta é significativo, e isso realmente explica por que os estoques dos portos chineses estão caindo tão rapidamente quanto eles estão”, disse Dhar, dos 93 milhões de toneladas de produção atualmente off-line.