A Nexa, de forma voluntária e em parceria com a gestão pública municipal e estadual, concluiu a reforma da ponte de madeira sobre o Rio Aripuanã, localizada na rodovia estadual MT-208. O trecho é essencial às comunidades rurais do município, pois permitirá a trafegabilidade aos assentamentos, áreas indígenas e Distritos de Conselvan, Rio Branco e Lontra. A empresa foi responsável pela doação da madeira utilizada no trecho da ponte, cuja reforma não pode ser concluída em 2019. A obra durou cerca de 60 dias e o local foi interditado por medidas de segurança. O tráfego foi liberado no último dia 10.
Desde 2019 a Nexa vem realizando através de parcerias uma série de ações a fim de garantir a acessibilidade dos moradores de Aripuanã. No ano passado a empresa também forneceu madeira para medidas estruturantes na ponte. Em janeiro de 2020, a Nexa atuou na readequação da Estrada Vicinal Poraquê, que liga a MT-208 às comunidades rurais da região. No total, foram revestidos 10 quilômetros da estrada. As melhorias são resultado do convênio assinado entre a Nexa e a Prefeitura Municipal de Aripuanã.
Em setembro de 2020, a Nexa e o Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (SINDILAM) foram parceiros no processo de manutenção e recuperação da Estrada da Salvação, mediante assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as entidades. Além de servir de rota alternativa, o trecho permitiu o escoamento de produtos florestais, agrícolas e pecuários, além de servir de rota para o Projeto Aripuanã, que encontra-se em fase de implantação.
De acordo com o consultor de Relacionamento Institucional da Nexa, Sérgio Oliveira, a ação reflete o compromisso da Nexa em contribuir com o desenvolvimento local, o que beneficia diretamente o dia a dia da população de Aripuanã e região. “A reforma da ponte de madeira que transpõe o Rio Aripuanã beneficia a logística local. Trata-se de uma parceria com a gestão pública local que irá beneficiar toda a população. Demos agilidade nos processos e asseguramos a trafegabilidade a toda comunidade que tem acesso ao trecho, pois passará a ter mais segurança com as melhorias”, avalia.
Dados revelam que em média trafegam pelo local cerca de 3 a 5 mil usuários em determinados períodos, pois é considerada um dos principais acesso à zona rural do município.
Por Assessoria de Comunicação