quinta-feira, 9 de maio de 2024
Mais
    InícioNotíciasPolíticas de diversidade e inclusão na mineração é tema de painel na...

    Políticas de diversidade e inclusão na mineração é tema de painel na EXPOSIBRAM 2020

    Publicado em

    Começa neste dia 24/11 a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020), o maior e mais importante evento da mineração da América Latina. E, na 4ª feira, dia 25, das 15h às 16h30, o participante terá a oportunidade de acompanhar o painel Políticas de Diversidade e Inclusão na Mineração.

    O tema será discutido pela especialista em Diversidade e Inclusão da Vale S.A, Fernanda Castanheira; pela Diretora Financeira da Anglo American, Ana Sanches; pela Presidente do Woman In Mining Brasil (WIMBrasil), Patrícia Procópio; pelo Diretor de Recursos Humanos, Administrativo e Segurança Empresarial da Anglo American, Carlos Alberto Hilário Andrade; e pelas  representantes da Artplan Daniela Ribeiro e Paula Lagrotta. A moderação será da fundadora e CEO da I&D 10, Jamile Cruz.

    Além das estratégias para tornar os ambientes da mineração mais seguros, inclusivos e diversos, este momento contará com o lançamento da Campanha de Equidade de Gênero e Combate à Violência Contra a Mulher na Mineração e o reconhecimento das 4 brasileiras inseridas no WIM 100s (WIM UK).  A presidente da WIM Brasil também falará sobre a Estratégia 2 do Plano de Ação para o avanço das mulheres no setor mineral brasileiro, que contempla a criação e valorização de ambientes de trabalho seguro do ponto de vista físico e psicológico.

    A diretora financeira da Anglo American, Ana Sanches, afirma que discutir a inclusão e a diversidade na EXPOSIBRAM é de suma importância para o setor. “Para continuar atuando e gerando valor para a vida contemporânea, a mineração precisa se reinventar e inovar. Na Anglo American, o caminho para a inovação está ancorado no Plano de Mina Sustentável, que tem entre seus principais pilares a estratégia de Inclusão & Diversidade. Mais do que nunca, o negócio mineração precisa de diversidade para sobreviver”.

    Segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a participação de mulheres no mercado de mineração é de apenas 13% na alta administração, conta 44% dos demais mercados. Sanches declara que no Brasil, a empresa já alcançou 21% de mulheres em posição de liderança. “No início de 2019, a Anglo American anunciou globalmente a meta de chegar a 33% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2023”, reforça.

    Segundo Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, organizador da EXPOSIBRAM 2020, o setor mineral está ciente e desenvolvendo políticas evolucionistas para promover a diversidade e a inclusão nas companhias mineradoras. “O IBRAM é incentivador dessas políticas entre seus associados”, afirma.

    A diretora também fala sobre a estratégia de Inclusão & Diversidade Global, criada em 2018 e batizada como Everyone, que tem o objetivo de promover um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. “A visão é que a realidade do negócio precisa refletir a incrível riqueza de um mundo diversificado. Por isso, nossa meta é ser uma organização com abundância de pontos de vista. O Everyone está voltado para a construção de consciência e compromisso no sentido de organizar uma força de trabalho diversificada, que cria oportunidades”.

    Para mais detalhes sobre a política de inclusão de diversidade da Anglo American, veja abaixo a entrevista completa da palestrante Ana Sanches.

    Políticas de diversidade e inclusão na mineração é tema de painel na EXPOSIBRAM 2020

    EXPOSIBRAM 2020 será 100% online – inscrições gratuitas

    Esta edição história e inovadora da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020) será 100% online. O evento será composto pela feira internacional, congresso, minicursos, palestras técnicas e rodadas de negócios.  O participante também contará com manifestações culturais do Pará – um dos principais estados mineradores do Brasil – e atrações para crianças e jovens.

    O evento reunirá os mais importantes líderes do segmento da mineração que compartilharão seus projetos, casos de sucesso, novos negócios e perspectivas para as próximas décadas em relação ao setor mineral. Para participar e saber mais sobre a programação, basta acessar o site da EXPOSIBRAM 2020 (https://portaldamineracao.com.br/exposibram2020/) e fazer a inscrição gratuita.

    Patrocinadores

    Diversas empresas já associaram sua marca como patrocinadoras: Vale (Diamante), Mosaic Fertilizantes (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro), CMOC Brasil (Prata), Horizonte Minerals (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Serabi Gold (Bronze), Geobrugg (Bronze) e DassaultSystèmes (Bronze) e Minax (Bronze).

    Apoio Editorial e Institucional

    O evento tem o apoio editorial da Revista Eae Máquinas, In The Mine, Brasil Mineral, Revista Amazônia, Nueva Mineria y Energia, Site Notícias de Mineração Brasil, Conexão Mineral, Brasil Mining Site e International Mining.

    Figuram como apoiadores institucionais da EXPOSIBRAM até o momento: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Instituto Aço Brasil, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (ABINAM), Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais (SINDINAM), Federação das Indústrias do Estado do Pará  (FIEPA), Associação Brasileira dos Produtores de Pesquisa Mineral (ABPM), Ministério de Minas e Energia (MME/SGM), Mining Hub, Universidade Federal do Pará (UFPA), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e do Consumidores livres (Abrace), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (Abremi), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Governo do Estado do Pará e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia do Estado do Pará, Centro das Indústrias do Pará (CIP) e Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

    Serviço

    Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2020
    Site: http://www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020
    Data: 24 a 26 de novembro de 2020
    Local: evento virtual a partir de Belém (Estado do Pará, Brasil).
    Clique aqui e faça sua inscrição para participar do evento
    Secretaria Executiva: 55 (31) 3444-4794 / comercialexposibram2020@ibram.org.br

    Horários:

    24/11

    8h30 às 19h
    20h às 22h (Show Cultural – Canta Pará no Youtube)

    25/11

    9h às 19h
    19h30 às 20h30 (Ciência em Show no Youtube)

    26/11

    9h às 19h

    Entrevista com a diretora financeira da Anglo American, Ana Sanches

    Portal da Mineração: O setor da mineração está entre as indústrias com baixa representação das mulheres na força de trabalho. A participação das mulheres na mineração brasileira é de 13% do total do setor.  Quais as principais ações que devem ser adotadas pela Anglo American para avançar na promoção de uma cultura de inclusão? E quais os benefícios da inclusão de mulheres, principalmente em cargos de liderança?

    Ana Sanches: No início de 2019, a Anglo American anunciou globalmente a meta de chegar a 33% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2023. Nesse sentido, estamos atuando fortemente para aumentar a participação das mulheres com a implantação de um plano de ação robusto. Elevar o número de cargos de chefia ocupados por profissionais do sexo feminino representa a possibilidade de diversificar olhares e formas de gestão, enriquecendo o repertório da empresa e, com isso, possibilitando que novas formas de pensar tragam mais resultados para o negócio. O percentual médio de mulheres na alta administração que trabalha em mineradoras no Brasil é de 13%, contra 44% dos demais mercados. No Brasil, a Anglo American já alcançou 21% de mulheres nestas posições. 

    Portal da Mineração: Em 2019, a Anglo American ficou em primeiro lugar na categoria Projetos para fomento da Diversidade e Inclusão, do Prêmio Aberje. Como você avalia o plano de ação desenvolvido pela empresa para criar uma equidade de gênero e diversidade? E quais os próximos desafios?

    Ana Sanches: Em 2018, o grupo Anglo American criou sua estratégia de Inclusão & Diversidade global, batizada de Everyone. O objetivo é promover um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo em todas as suas unidades de negócio.

    No Brasil, um time de empregados de diferentes áreas da empresa foi treinado pela Head Global de Inclusão e Diversidade da empresa, transformando-se em ponto focal das iniciativas de Inclusão & Diversidade. Sua principal missão naquele momento era conduzir os treinamentos de 100% da liderança, entendendo que a mudança começa pelo engajamento dos líderes.

    A partir daí esse grupo de facilitadores foi responsável pela implantação de uma série de ações para a promoção da diversidade no Brasil, por meio de programas globais e também de ações locais. Foram criados os grupos de afinidade, iniciando com o Womine, para trabalhar questões de gênero na empresa.

    Para que os temas discutidos chegassem a todos os empregados, foi criado, primeiramente, o Everyone Day, evento anual no qual toda a empresa é chamada a ouvir palestras de pessoas reais, que vivem na pele os desafios ligados à questão da diversidade e da inclusão. Neste ano, em plena pandemia, realizamos o Everyone Week, uma semana de discussões online com a participação de nosso presidente e de toda a diretoria da empresa. O evento foi transmitido para todos os empregados e a participação foi extraordinária, quebrando o recorde dos anos anteriores.

    Este ano, outro grupo de afinidade foi criado, desta vez para discutir a questão de Etnia. E ainda em 2020 será lançado o grupo de LGBTQ+. Para o próximo ano, pretendemos abordar as temáticas Pessoas com Deficiência e Gerações.

    Portal da Mineração: Como a criação de ambientes corporativos inclusivos pode impactar no desempenho financeiro da indústria da mineração e da Anglo American?

    Ana Sanches: Na Anglo American, a ideia central é que não será possível inovar sem inclusão e diversidade. Não há como fazer as coisas como elas sempre foram feitas e esperar um resultado diferente. Um ambiente padronizado, onde as pessoas têm trajetórias, histórias e currículos parecidos e onde não se sentem à vontade para colocar suas opiniões, interesses e ideias nunca será profícuo para a inovação.

    A visão é que a realidade do negócio precisa refletir a incrível riqueza de um mundo diversificado. Por isso, nossa meta é ser uma organização com abundância de pontos de vista. O Everyone está voltado para a construção de consciência e compromisso no sentido de organizar uma força de trabalho diversificada, que cria oportunidades. A ambição da companhia é ser a empresa de mineração mais valorizada do mundo em 2023, aos olhos dos seus acionistas, empregados e de todas as partes interessadas. Nosso propósito é reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.

    Portal da Mineração: Qual a importância de discutir sobre políticas de diversidade e inclusão de gênero durante o Congresso Brasileiro de Mineração? 

    Ana Sanches: Para continuar atuando e gerando valor para a vida contemporânea, a mineração precisa se reinventar. A resposta para esse desafio é clara para as mineradoras. O futuro da atividade depende da inovação, que permitirá ao setor o acesso a tecnologias transformadoras. Mas como chegar lá num setor marcado pelo conservadorismo, pela estabilidade nas formas de produzir?

    Na Anglo American, o caminho para a inovação está ancorado no Plano de Mina Sustentável, que tem entre seus principais pilares a estratégia de Inclusão & Diversidade. E, mais do que nunca, o negócio mineração precisa da diversidade para sobreviver. Por isso discutir essa temática na Exposibram é cada vez mais importante.

    São Paulo
    céu limpo
    19.7 ° C
    22.5 °
    16.8 °
    76 %
    1kmh
    0 %
    qui
    31 °
    sex
    31 °
    sáb
    31 °
    dom
    32 °
    seg
    32 °

    Notícias recentes

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...

    leia mais

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...