Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil e da China se reúnem em Salvador para discutir resultados do Projeto Piatã

521

Entre os dias 28/11 e 10/12 pesquisadores dos Serviços Geológicos do Brasil e da China (CPRM e CGS, respectivamente) se reuniram na Superintendência Regional de Salvador para reunião técnica do Projeto Levantamento Geoquímico da Folha Piatã, projeto que faz parte do Acordo Cooperação mútua entre as duas instituições.

O principal objetivo do encontro foi a entrega dos resultados analíticos de cerca de 3.000 amostras coletadas no âmbito do projeto de 2016 a 2019, analisadas nos laboratórios do CGS. Também foi iniciado o tratamento dos dados e a interpretação de resultados comparando-se técnicas utilizadas pela CPRM e CGS.

Atendendo a um dos objetivos do Acordo de Cooperação, que é o treinamento e troca de conhecimento em mapeamento geoquímico, os resultados analíticos foram tratados seguindo as metodologias de trabalho das duas instituições com discussões e comparações entre as respostas obtidas.

Participaram da reunião, além do pesquisador João Henrique Larizzatti, coordenador do Acordo de Cooperação, os pesquisadores da DIGEOQ Caroline Couto e Wilson Lopes que compõem a equipe do projeto, e Eduardo Marques, coordenador da divisão.

A delegação Chinesa que chegou em Salvador no dia 27/11, contou com a participação dos pesquisadores Shen Mangting, Xu Ming e Gao Tianshan.

Durante a reunião os pesquisadores João Larizzatti e Shen Mangting apresentaram a metodologia de trabalho empregada nos projetos de levantamento geoquímico nas respectivas instituições, além da apresentação do pesquisador Gao Tianshan sobre dados geocronológicos obtidos em algumas amostras de rocha coletadas no Complexo Gavião (Bahia). Ao final do encontro os pesquisadores brasileiros apresentaram à equipe do CGS os resultados preliminares do tratamento estatístico realizado.

Foi realizada ainda uma visita a afloramentos em Salvador, onde foram observadas rochas granulíticas do Cinturão Salvador-Esplanada, que contou com a participação da geóloga (UFBA) Daniela Leal Rodrigues. Os pesquisadores João Larizzatti, Shen Mangting e Xu Ming seguem para o Escritório do Rio de Janeiro onde participarão de reunião para discutir as atividades futuras do Acordo de Cooperação junto com a ASSUNI.

Geóloga Daniela Leal (UFBA) mostra afloramento de rochas granulíticas da região de Salvador

Fonte: CPRM – Serviço Geológico do Brasil