A Kinross Brasil Mineração acaba de se tornar uma das signatárias da carta de compromisso para inclusão das mulheres na mineração. A iniciativa, comandada pelo movimento Women In Mining Brasil (WIM Brasil) e apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), tem o objetivo de fortalecer a participação das mulheres no setor mineral. O compromisso foi assinado nesta terça-feira (08) pelo presidente Gilberto Azevedo, durante o lançamento da versão em inglês do Plano de Ação do movimento, como parte do Festival da Semana Brasileira organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC).
O Plano de Ação elaborado pelo Ibram e pelo WIM Brasil inclui organizações internacionais com operações na indústria mineral brasileira, criando visibilidade com lideranças do setor para ampliar o engajamento na implementação das ações, de forma a construir uma indústria mais inclusiva. Ele também reconhecerá as empresas comprometidas na inclusão de gênero, apresentando o progresso de cada uma e a importância de uma indústria colaborativa para alcançar resultados sustentáveis.
De acordo com dados de 2019 da Secretaria de Trabalho do Governo Federal, do Ministério da Economia e do Ibram, as mulheres representam 44% da força de trabalho na indústria nacional, sendo apenas 13% no setor minerário. Desse modo, para promover um ambiente de diversidade e respeito, a Kinross seguirá o Plano de Ação do movimento. O planejamento consiste em uma metodologia estratégica para auxílio à indústria nacional para execução de ações relevantes para a inclusão ativa de mais mulheres em todos os níveis e espaços de trabalho, especialmente nos cargos de liderança.
Saiba mais sobre a atuação da Kinross no Código de Conduta da empresa e confira o seu compromisso com a igualdade, a inclusão e a diversidade por meio dos valores e compromissos com as pessoas.
Sobre o WIM Brasil
Consolidado no início de 2019, o Women in Mining Brasil é um movimento que tem como objetivo ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor da indústria mineral brasileira. Também chamado de WIM Brasil, ele surgiu da necessidade de se criar uma estrutura ativa na qual o comprometimento com a inclusão de gênero seja pauta constante dentro do setor e a visão de futuro seja direcionada de forma responsável e inclusiva.
A proposta do movimento é construir um novo olhar para o setor mineral brasileiro, um olhar de respeito às mulheres em todos os níveis da organização e em todas áreas de atuação, de estímulo aos ambientes de trabalho inclusivos e diversos, e de incentivo à participação das mulheres como detentoras de expertise técnica, excelência operacional e espírito inovador.
Por Assessoria de Comunicação