Os Estados Unidos cortaram a divulgação de relatórios anticorrupção para grupos de petróleo e mineração, segundo matéria publicada no Financial Times.
A medida foi adotada nesta quarta (16) e agora empresas de energia e mineração deixaram de receber relatórios detalhados exigidos na Europa e no Canadá.
Resumindo: o governo de Trump vai proteger suas empresas de revelar para quem pagaram propina no exterior.
Muito diferente do que acontece no Brasil, onde os interesses políticos por trás da Lava Jato destruíram parte importante da economia no setor de infraestrutura.
Leia íntegra abaixo:
Os EUA cortam divulgações anticorrupção para grupos de petróleo e mineração. A regra da SEC sobre pagamentos de governos estrangeiros fica aquém dos padrões do Reino Unido, UE e Canadá. Grupos de lobby que representam as principais empresas de energia dos EUA, incluindo Chevron e ExxonMobil, pressionaram para amenizar os requisitos de divulgação da SEC.
As empresas de energia e mineração listadas nos EUA serão poupadas dos relatórios anticorrupção detalhados exigidos na Europa e no Canadá sob os regulamentos reduzidos que a Securities and Exchange Commission adotou na quarta-feira. As regras exigirão que as empresas divulguem os pagamentos a governos estrangeiros, uma medida que visa alertar as autoridades sobre possíveis transações pay-to-play.
Eles não incluem divulgações anticorrupção mais específicas exigidas pelos reguladores do Reino Unido, UE e Canadá, incluindo desdobramentos de projeto por projeto, no entanto. Várias empresas, incluindo BP, Shell, Eni e Equinor da Noruega, pediram à SEC para alinhar sua regra com os padrões de relatórios em outras jurisdições. De acordo com a regulamentação dos EUA, aprovada por uma SEC dividida, empresas como a ExxonMobil e a Chevron não serão obrigadas a relatar pagamentos associados a contratos de projeto específicos. As empresas que cumprem os padrões de relatórios internacionais detalhados podem usar essas divulgações para satisfazer os novos requisitos da SEC, disse a agência.
A votação ocorre nas últimas semanas da presidência de Donald Trump, e Ken Rivlin, sócio da Allen & Overy, disse que parecia ser uma tentativa de ajudar as empresas americanas antes que os indicados de Joe Biden trouxessem uma abordagem mais dura aos regulamentos no próximo ano. “Esta parece ser uma das muitas áreas em que o governo Trump está tentando complicar potencialmente a agenda de Biden”, disse Rivlin. Apesar da regra relativamente frouxa da SEC, Rivlin disse que a maioria das empresas precisaria fazer divulgações mais detalhadas por causa da “pressão dos acionistas” para mostrar que estão atendendo aos critérios de investimento ambientais, sociais e de governança (ESG).
A votação de quarta-feira marca a terceira vez que a SEC finalizou as regras de extração de recursos nos EUA, que foram impostas pela lei de reforma Dodd-Frank de Wall Street de 2010. A versão inicial, que incluía requisitos de divulgação para projetos específicos e foi adotada em 2012, foi rejeitada por um tribunal federal. Em 2017, o Congresso e a administração Trump bloquearam a segunda tentativa da SEC, que também incluiu divulgações de pagamento projeto a projeto.
O American Petroleum Institute, um grupo de lobby que representa empresas como a ExxonMobil e a Chevron, lutou contra as regulamentações mais rígidas da SEC, argumentando que elas colocavam as empresas americanas em desvantagem competitiva em muitas partes do mundo. Empresas estrangeiras disseram à SEC no início deste ano que as divulgações adicionais exigidas por outras jurisdições impunham despesas adicionais mínimas, de acordo com Allison Lee, um comissário democrata da SEC. Ela citou divulgações da Total, o grupo francês de energia, que estima os custos de relatórios anuais em cerca de US $ 200.000 por ano.
A regra final da SEC reduziria o número de empresas que eram obrigadas a fazer divulgações, cortaria a quantidade de informações divulgadas e reduziria as responsabilidades para aqueles que não divulgaram, disse a Sra. Lee, que votou contra a regra e deve liderar a agência quando O Sr. Biden torna-se presidente. Com a regra final, “não estamos garantindo divulgação suficientemente granular para permitir que os cidadãos combatam a corrupção”, disse Lee. “Não estamos atendendo às inúmeras ligações de [empresas] que nos pediram para harmonizar nossas regras com o padrão internacional.”