O Laboratório de História Social do Trabalho (Lhist) realizará, no próximo dia 17 de dezembro, às 17h30, a palestra “Juventude na mineração: saúde e normatização internacional do trabalho (1961-1970)”. A atividade tem a proposta de apresentar o processo de discussão e aprovação da Convenção nº 124 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), consumada em 1965, destinada a exigir o exame médico dos adolescentes para o trabalho subterrâneo em minas de todos os tipos.
Além disso, o debate e a atividade normativa gerados pela referida convenção permitem descortinar as instituições, sujeitos e canais que deram vazão ao pensamento econômico-jurídico que definiu a posição da OIT perante o trabalho infantojuvenil no século 20. A atividade também busca apresentar os tons da política internacional que preencheram o intitulado Primeiro Decênio das Nações Unidas para o Desenvolvimento (1961-1970).
Para conduzir o momento, foi convidado o professor José Pacheco dos Santos Junior. O evento será transmitido pelo Google Meet , cujo link será divulgado no dia do evento pelas redes sociais do Lhist (Instagram, Facebook e Twitter).
Mais informações, entre em contato com o Laboratório pelo e-mail labhst@uesb.edu.br.