A mineradora australiana de cobre e ouro OZ Minerals anunciou nesta quinta-feira (28) o início da construção da mina de cobre e ouro Pedra Branca, em Água Azul do Norte (PA), após uma série de acordos estratégicos interligados com a Vale.
Segundo o comunicado divulgado pela Oz Minerals, o investimento para a construção da mina no Pedra Branca será de US$ 35 milhões. De acordo com o comunicado, a construção começará em dezembro e o primeiro minério desenvolvido no projeto de cobre e ouro está previsto para meados de 2020.
A Oz Minerals prevê uma operação subterrânea de um milhão de toneladas por ano, com uma vida útil de oito anos, que deverá ter uma produção anual de cerca de 18.000 toneladas de cobre e 11.000 onças de ouro.
Logística
O minério pré-concentrado da mina de Pedra Branca será transportado por caminhão por 75 km até a planta existente de Antas em Curionópolis (PA). “O contrato de vendas concentradas da Vale Carajás utiliza a extensa infraestrutura de transporte nacional da Vale, que fornece economia de custos de logística e marketing e simplifica nossas atividades na região”, disse o chefe da Oz Minerals no Brasil, Carlos González .
Ainda segundo o comunicado o acordo também contempla a opção de processar a produção da mina na instalação do Sossego da Vale muito mais próxima do que a Antas. Essa alternativa seria acionada se a planta se enche de produção de outras minas mais próximas que a Pedra Branca.
Fonte: Portal Canaã