As operações de carvão da Vale em Moçambique serão paralisadas em 2020 para manutenção. A parada irá durar três meses e faz parte do processo de revisão das atividades de carvão da companhia.
Com a manutenção, a Vale espera que a capacidade de produção no local chegue a 15 milhões de toneladas por ano no fim de 2020 — ainda longe da capacidade máxima de 22 milhões de toneladas anuais, mas acima da produção de 11,6 milhões de toneladas registrada em 2018.
No terceiro trimestre, a administração da mineradora disse que estava planejando “grandes intervenções” nas unidades de processamento de carvão no primeiro semestre de 2020.
A produção total de carvão da Vale recuou 18,04% nos primeiros nove meses de 2019, na comparação anual, para 8,49 milhões de toneladas. O desempenho, segundo a companhia, foi afetado pela menor produtividade, que refletiu a redução da disponibilidade de equipamentos.
A Vale iniciou a produção de carvão metalúrgico e térmico do chamado projeto Moatize, em Moçambique, em agosto de 2011. A concessão da área vence em 2032, podendo ser renovada.
Fonte: Valor Investe