A operação especial do gigante cargueiro Antonov AN-124 Ruslan no aeroporto internacional de Belo Horizonte recebeu aprovação das autoridades da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no final dessa semana. A existência de uma análise de viabilidade para o voo foi reportada pelo AEROIN, com exclusividade, no final de agosto.
O objetivo do voo é trazer ao Brasil uma grande broca e atender a uma demanda da indústria de mineração, nos contou anonimamente uma fonte próxima da operação. A autorização especial para o voo é necessária dadas as características da aeronave como tamanho e peso. O aeroporto precisa demonstrar, em uma avaliação de riscos, como será conduzida a operação de solo e, posteriormente, obter aprovação da ANAC para tal.
A data do voo ainda não foi divulgada, mas pode acontecer nos próximos dias. Quando a programação for registrada formalmente, informaremos aqui.
Por ora, espera-se que a companhia que operará o voo seja a russa Volga-Dnepr, uma empresa aérea especializada em grandes cargas, que possui doze Antonov AN-124 em sua frota cargueira, além de outros modelos pesos-pesados. A Volga-Dnepr Airlines atende a organizações governamentais e comerciais, incluindo empresas nos setores de petróleo e gás, energia, aeroespacial, agricultura e telecomunicações, bem como nos setores de serviços humanitários e de emergência.
Fonte: AEROIN