Inauguração da transposição do córrego coloca fim aos problemas de inundações na região
A primeira parte da obra contra inundações no Bairro Vale do Sol, em Nova Lima, foi entregue nesta sexta-feira (30/7): a inauguração da transposição do córrego e liberação do trânsito da Quinta Avenida.
Este é um esforço conjunto que envolve a Cedro Mineração, a Prefeitura de Nova Lima, a Associação de Proprietários e Moradores do Vale do Sol (Aprevs), Morro do Chapéu Golfe Clube, condomínios e moradores. Nesta primeira parte, foram instaladas aduelas de 3,0 metros de diâmetro que permitirão o escoamento correto da água sob a avenida.
De acordo com Eduardo Soares, diretor jurídico e institucional da Cedro Mineração, este primeiro passo vai resolver de forma definitiva os problemas de inundação do bairro e da avenida, que durante o verão eram frequentemente inundados pelas chuvas. “Nesse ponto a água não tinha evasão adequada para escoar, então ela inundava a Quinta Avenida e entrava também em alguns pontos nas casas dos moradores”, explica. “É uma obra de drenagem que vem para solucionar de forma definitiva os problemas”, acrescenta.
Guilherme França, diretor de sustentabilidade e desenvolvimento social da Cedro Mineração, destaca ainda que este é mais um projeto da empresa desde que assumiu a gestão das obras. “Desde o final de 2018 quando a Cedro Mineração assumiu a gestão, uma das metas principais do grupo é fazer uma relação com a comunidade e investimento social da melhor forma possível e da forma mais estruturada possível. Então buscamos entender naturalmente as principais demandas do bairro”, lembra.
“Com o diálogo, entendemos as demandas e começamos a agir. No primeiro momento, foi a revitalização da rotatória de acesso ao bairro que estava abandonada e hoje tem uma obra de jardinagem interessante que mudou a cara da entrada desse complexo todo”, ressalta.
Agora, com o resultado dessa obra, a demanda de asfaltamento pode ser realizada. “O córrego atravessa o Vale do Sol e não conseguia ter essa evasão. No final ficava represado porque não tinha passagem e aí a inundação vinha toda pra trás. Com essa drenagem esse problema se reduz fortemente e a demanda de asfaltamento, vai começar a ser realizada”, comemora.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, esteve na inauguração da obra e comemorou a conclusão da etapa. “Hoje é um dia marcante, a gente entrega um primeiro passo de obras que ainda virão e outros investimentos que nosso município vai realizar no Vale do Sol”, disse.
Ele anunciou ainda novas obras para toda região. “O André, nosso secretário de planejamento, está concluindo a fase de contratação da empresa que se estenderá por todo bairro na implantação da drenagem, asfaltamento que tanto precisa como merecem e que é um compromisso do nosso governo. Tenho certeza que esse dia de hoje nada mais é do que um pequeno e importante passo nessa parceria entre a nossa administração, a associação dos moradores e as empresas que estão aqui”, comemora.
As obras objeto da ação conjunta prevê ainda outras obras pleiteadas pela comunidade como a construção de um canal, chamado popularmente de túnel bala, para o perfeito escoamento da água, que inunda o bairro e o acesso aos condomínios todos os anos. A Cedro Mineração ficou responsável pelo aporte de R$ 1,1 milhão para a execução das obras.
Durante a entrega da 1ª etapa, foi anunciado um novo aporte de R$1 milhão pela Cedro Mineração para viabilizar o rebaixamento do leito do canal e a solução definitiva das inundações na Quinta Avenida, principal via do Bairro Vale do Sol e via de acesso aos condomínios.
Fonte: EM