O novo DAF CF85 rígido 6×4 com PBT superior a 40 toneladas já está em testes no Brasil. O modelo, apresentado ao público durante a Fenatran, será lançado no Brasil em 2020. Com o novo caminhão, a DAF terá uma opção focada no fora de estrada para atender operações de construção civil e mineração.
A DAF não confirma a data de lançamento no novo CF85 para uso em fora de estrada. Fontes do mercado, contudo, revelaram ao Estradão que a marca já iniciou as encomendas de componentes para o modelo.
O novo DAF CF85 rígido herdará detalhes da versão rodoviária. É o caso, principalmente, do acabamento interno. Com isso, a DAF pretende ter um produto bastante competitivo para disputar o segmento de modelos fora de estrada.
Novo DAF CF85 manterá visual
O desenho do novo DAF CF85 rígido será parecido com a versão rodoviária. A linha com novo visual, que já está à venda na Europa, só chegará ao Brasil em 2022. A atualização virá com o início da vigência do Proconve P8. A nova norma do programa de controle de emissão de poluentes equivale o Euro 6.
O DAF CF 85 rígido que chega ao Brasil em 2020 manterá a dianteira da versão rodoviária. A grade chama a atenção pelo “V” destacado na cor preta. O modelo apresentado na Fenatran tinha teto baixo, o mais comum no segmento de fora de estrada. Esta será a opção disponível no mercado brasileiro.
A cabine do novo DAF CF85 rígido será semelhante á da versão rodoviária. O quadro de instrumentos será o mesmo e o acabamento poderá ser a escolha do cliente. Os tons mais comuns são caramelo e cinza.
Duas opções de cabine
No caso dos bancos, o carro-chefe deverá ser o revestimento de vinil. Isso porque o material sintético é mais fácil de limpar e tem maior durabilidade que o tecido. Trata-se de uma grande vantagem em veículos utilizados em construção e mineração.
Haverá versões com cabine simples (Day Cab) e leito (Sleeper Cab). Como na versão com cabine simples a capacidade de carga aumenta, essa deverá ser a mais vendida.
O novo DAF CF85 para fora de estrada também deverá ter amplas lista de itens de série. O DAF CF 85 rodoviário vem com ar-condicionado, ajustes elétrico dos espelhos, que têm desembaçador térmico, retrovisores bipartidos da cor da carroceria, para-sol externo, proteção do radiador, acendimento automático dos faróis, preparação para climatizador de teto, controlador de velocidade e alto-falantes.
Mecânica
O conjunto mecânico do novo DAF CF85 para fora de estrada deverá manter a mecânica da versão rodoviária. O motor é o Paccar MX 13 de 12,9 litros e seis-cilindros em linha, que gera 460 cv de potência e 234,7 mkgf de torque a 2.100 rpm. A transmissão é a ZF AS Tronic dual drive, automatizada de 16 velocidades. Há opção com 12 marchas, também automatizada.
Durante a Fenatran, o diretor de engenharia da DAF, Ricardo Coelho, diz que esse trem de força dá conta do recado. “O motor de 460 cv é suficiente para a atividade porque consegue puxar cargas superiores a 40 toneladas de PBT”, explica.
O DAF CF85 rígido terá suspensão dianteira para 9 toneladas e traseira para 32 toneladas. O eixo traseiro é Meritor MT-610, com redutor nos cubos de roda. Há duas relações de diferencial: 4,55:1 e 5,41:1. O bloqueio de diferencial é longitudinal e transversal.
O caminhão mostrado na Fenatran tinha tração 6×4. O modelo que será vendido no Brasil poderá ter também opção 8×4. A versão traçada tem entre-eixo de 3.200 mm e 3.475 mm.
Fonte: Estadão