Produtora global de zinco realiza seu primeiro “Nexa Day”, marcando cinco anos como uma empresa de capital aberto na NYSE
Nexa Resources S.A. (“Nexa Resources” ou “Nexa” ou a “Empresa”), a 5ª maior produtora global de zinco, reuniu, na última semana, participantes do mercado de capitais na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) para o seu primeiro “Nexa Day”. Durante o evento, que marcou o aniversário de cinco anos do IPO da Companhia, a Nexa apresentou seus direcionadores estratégicos, reforçando sua estratégia de crescimento de longo prazo e compromisso com a criação de valor e enfatizando seu novo propósito e o programa ESG atualizado.
Ignacio Rosado, CEO da Nexa, abriu o evento, destacando o desempenho alcançado nos últimos cinco anos. “Estamos preparados para o crescimento contínuo devido à nossa posição única na América Latina, com uma eficiente estratégia operacional e potencial para aumentar as reservas e prolongar a vida útil de nossas minas, com foco na expansão de nossos negócios e crescimento no mercado de zinco e cobre”, afirma.
Rosado também comentou que a Nexa continuará focada em priorizar controle de custos, eficiência, geração de fluxo de caixa e melhores práticas ESG. “Buscamos integrar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, com base na redução de gases de efeito estufa (GEE), preservação da água e biodiversidade, entre outros”, diz.
Focada na redução dos impactos das mudanças climáticas, a Nexa estabeleceu compromissos para reduzir as emissões diretas (escopo 1) em 20%, o que significa uma redução total de 52 mil toneladas de carbono equivalente até 2030. Além disso, pretende manter uma alta participação de fontes renováveis em sua matriz energética. A companhia planeja atingir a neutralidade líquida – o equilíbrio entre emissões e absorção de carbono – até 2040 e emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (“GEE”) até 2050, alinhada ao Acordo de Paris.
Aripuanã
A mina de Aripuanã, maior investimento da Nexa no Brasil e um dos projetos minerais mais sustentáveis do setor, também foi um dos destaques do Nexa Day.
O projeto é referência em sustentabilidade por ter 100% de recirculação de água, uso de empilhamento a seco e enchimento de pasta cimentada para resíduos. Além disso, é uma das poucas operações de mina no mundo que conta com uma força de trabalho de aproximadamente 30% de mulheres, 22% acima da média global.
“Essa é nossa terceira mina principal. Com a operação, fortalecemos nossa posição como empresa líder em produção de zinco integrado de grande porte e baixo custo, com mais de 60 anos de experiência na América Latina”, afirma Rosado.
A mina é composta por três principais zonas mineralizadas, com uma produção média anual estimada de 70.000 toneladas de zinco, 24.000 toneladas de chumbo, 4.000 toneladas de cobre e 1.800 onças de prata, ao longo da vida da mina por 11 anos, considerando apenas o mineral reservas estimadas pelo Regulamento S-K 1300.
Novo propósito
Atenta às demandas atuais do presente e com olhar para o futuro, a Nexa anuncia seu novo propósito: “Mineração que muda com o mundo”. Este é o mais novo caminho norteador da empresa que guiará todas as suas iniciativas e negócios dentro e fora do Brasil.
A apresentação completa do Nexa Day pode ser baixada em: https://ri.nexaresources.com/financial-information/presentations/
Sobre a Nexa
A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.