Estimular o empreendedorismo, capacitar empreendedores individuais e fornecedores locais, ampliar a oferta de produtos e serviços locais são metas da iniciativa que está com inscrições abertas para as oficinas.
A Nexa iniciou em abril uma nova etapa do “Programa de Desenvolvimento de Empreendedores e Fornecedores Locais”, que executa no município de Aripuanã, onde está implantando o maior projeto de mineração da Nexa no Brasil. Esta nova etapa inclui dois ciclos com oito oficinas de capacitação, mentorias e atendimentos individuais, na modalidade virtual, para empreendedores formalizados e também não formalizados.
A iniciativa integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) do empreendimento. Atualmente, 99 empreendedores locais estão cadastrados no programa. Os encontros virtuais organizados pela Consultoria Diagonal estão sendo executados em quatro frentes de atuação.
Ciclos de capacitações: O primeiro ciclo de atividades envolve cinco encontros virtuais, entre os dias 22 de abril e 25 de maio de 2021. Os temas de abordagens são: O Empreendedorismo em Aripuanã e Regularização de Empresas; Gestão de Negócios; Gestão Financeira; Captação de Clientes e Atendimento de Clientes. Conforme a programação, as atividades serão encerradas com uma Rodada de Negócios envolvendo todos os participantes.
O programa visa incentivar o empreendedorismo a partir da capacitação dos empreendedores e fornecedores locais para ampliação da oferta de produtos e serviços locais. Também assegura a qualificação dos fornecedores locais e estreita parcerias com o poder público e agentes de desenvolvimento local na estruturação e gestão de negócios que geram trabalho e renda.
O segundo ciclo de workshops está prevista para o segundo semestre deste ano, com ênfase na Liderança e Gestão de Pessoas; Formação de Preços; Marketing; Gestão da Qualidade e Processos e, ainda, Sustentabilidade. Ao longo da capacitação a assessoria técnica, será compartilhado conteúdo teórico, boas práticas de empreendedorismo e avaliação contínua e diálogo com os empresários locais.
O Coordenador de Gestão Social da Nexa para o Projeto Aripuanã, Marcelo Patarro, esclarece que a para mineradora é de suma importância fomentar iniciativas sociais na região. “É um compromisso da Nexa para o desenvolvimento dos territórios em que está inserida, proporcionando oportunidades de desenvolvimento socioeconômico e melhorando a qualidade de vida nas comunidades.”, enfatiza.
Rodrigo Fonseca, Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã, considera que as ações garantem o desenvolvimento socioeconômico do município. “Os esforços colaboram com a criação de estímulos à expansão, diversificação e capacitação das atividades produtivas locais, integrando-as ao processo de crescimento econômico desencadeado em Aripuanã”, finaliza.
Certificação: Os participantes da capacitação vão receber um Certificado a cada workshop, com carga horária de 12 horas no 1º ciclo e 8 horas no 2º ciclo, totalizando 20 horas.
Inscrições: As inscrições para o workshop estão abertas. Para participar basta ligar ou encaminhar mensagem para o WhatsApp (66) 99248-9879 e preencher um cadastro para aderir ao Programa de Desenvolvimento de Empreendedores e Fornecedores da Nexa .
Projeto Aripuanã: Para conhecer, acesse nosso site (www.projetoaripuana.com.br) e acompanhe as novidades. Confira também o novo canal de informações da Nexa no Whatsapp (66) 3565-2651.
Fonte: Assessoria: Francielle Mesquita