A Nexa irá oferecer capacitação para os médicos e enfermeiros que atuam na urgência e emergência, em Aripuanã. Os cursos são de ATLS (específico para médicos) e ATCN (específico para enfermeiros), que possuem certificação internacional. O treinamento terá início no próximo dia 19, com as vídeos aulas, que poderão ser acessada pelos profissionais em formato digital. As aulas práticas serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro. O curso é ministrado pela empresa Core Help, que é responsável por selecionar e contratar instrutores capacitados. No total, são oferecidas 32 vagas.
A empresa contratada é chancelada pela American College of Surgeons (ACS). A ACS, é uma associação educacional de cirurgiões criada em 1913 para melhorar a qualidade do cuidado para o paciente cirúrgico, estabelecendo altos padrões para a educação e prática cirúrgica. O curso é desenvolvido com aulas teóricas, atividades práticas de atendimento simulado, além dos módulos de avaliação teóricos e práticos. A carga horária é de aproximadamente 20 horas.
O gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, avalia que a capacitação vai trazer melhorias nos atendimentos prestados à população aripuanense. “A capacitação é importante porque, com um tratamento mais eficiente, é possível reduzir a permanência do paciente na unidade hospitalar e também contribui para a diminuição das sequelas incapacitantes, em consequência, uma redução das despesas assistenciais”.
Os treinamentos estão condicionados a execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, que encontra-se na fase de implantação. Para controlar, mitigar e monitorar os impactos do empreendimento, a Licença de Instalação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em dezembro de 2018, estabeleceu uma série de ações através dos programas socioambientais e nas áreas de saúde e segurança sob influência do município.
Sobre os cursos
ATLS – do inglês Advanced Trauma Life Support foi criado pelo American College of Surgeons (ACS), em 1979. O curso foi trazido para o Brasil em 1989. Tem o objetivo de padronizar o atendimento ao paciente politraumatizado. É destinado para médicos de qualquer especialidade, mas é específico para cirurgiões devido à temática.
ATCN – do inglês Advanced Trauma Care for Nurse, é um curso avançado de trauma organizado pela Society of Trauma Nurse (STN), nos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aprimorar seu conhecimento no atendimento ao doente traumatizado. É ministrado em conjunto com o ATLS que conta com o suporte do Comitê de Trauma do American College of Surgeons (ACS).
Por Assessoria de Comunicação