A Nexa, em parceria com o município e o Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (SINDILAM) deu início ao processo de manutenção e recuperação da Estrada da Salvação, conforme Termo de Cooperação Técnica entre as entidades no início do mês. O trecho irá permitir a trafegabilidade das comunidades, assentamentos e do Distrito de Conselvan, bem como facilitar o escoamento de produtos florestais, agrícolas e pecuários, além de servir de rota para o Projeto Aripuanã, que encontra-se em fase de implantação.
O licenciamento da obra foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio (Sematic) por meio da renovação da licença ambiental. Dados revelam que em média trafegam pelo local cerca de 3 a 5 mil usuários em períodos considerados críticos, neste caso, com o fechamento da ponte que transpõe o Rio Aripuanã a estrada é considerada rota alternativa de acesso à zona rural do município.
O acordo não envolve transferência de recursos financeiros entre as instituições parceiras. É de responsabilidade do poder público local medidas como: planejamento, coordenação e acompanhamento da obra; fornecimento do material para o aterro e reparação das cabeceiras da ponte entre outras atribuições. O SINDILAM é o responsável por contratar e coordenar os profissionais, além de disponibilizar todos os materiais necessários para a reconstrução da ponte de madeira, construção de bueiros entre outras medidas.
Conforme consta no Termo de Cooperação, é de responsabilidade da Nexa o fornecimento de equipamentos tais como: motoniveladora, caminhão basculante, caminhão pipa, trator de esteiras, escavadeira, rolo compactador, caminhão prancha, dentre outros, além de profissionais para terraplanagem e apoio operacional. Também está prevista a disponibilização de estruturas como banheiros químicos, tenda, além de transporte de pessoal e refeições.
Para Rodrigo Fonseca, gerente geral de Mineração do Projeto Aripuanã, essa união de esforços reforça o comprometimento da empresa com o município e toda população aripuanense. “O Termo de Cooperação entre Nexa e demais instituições locais foi firmado com o objetivo de unir esforços no sentido de assegurarmos iniciativas em melhorias para o município e evidenciam nosso compromisso em atuar como um agente colaborativo ao desenvolvimento local em áreas importantes como a logística”.
Por Assessoria de Comunicação