A Nexa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) iniciam o ano letivo 2021 do Programa de Qualificação Profissional, iniciativa que desenvolvem em parceria desde 2019. Neste primeiro semestre três cursos serão lecionados com aulas presenciais. Dois são de curta duração com 160 horas aula e um de médio prazo com carga horária de 1.540 horas. A partir de aulas teóricas e práticas, os alunos irão compreender técnicas e aprendizagens voltadas para o mercado de trabalho e os professores e estudantes seguirão as novas formas de ensino, cumprindo protocolos sanitários exigidos em tempos de pandemia de covid-19.
Os cursos de Eletricista Predial e Encanador Industrial (Caldeireiro), que começaram em 25 de janeiro, receberam 25 alunos por turma, com a duração de dois meses e meio. As matrículas foram abertas a toda comunidade aripuanense e continuam recebendo inscrições para o cadastro de reserva. Já o curso Técnico de Eletromecânica, que tem início marcado para 01 de fevereiro e previsão de conclusão para outubro de 2022, irá preparar 40 alunos para o futuro profissional. A seleção do curso técnico aconteceu em quatro etapas, sendo elas: inscrição e seleção de documentos, prova teórica, avaliação psicológica em grupo e avaliação psicológica individual. Todos os três cursos ocorrerão em período noturno, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira.
Mulheres na Mineração: Após realizar todas as etapas do processo seletivo para o curso Técnico de Eletromecânica, Bruna Jaqueline Layter (26), uma das selecionadas, falou sobre a expectativa para o novo ciclo de aprendizagem. “Geralmente as mulheres ficam receosas de ingressar em áreas tidas como masculinas, mas temos a mesma aptidão que o sexo oposto para conclusão do curso e atuação na área. Além de uma grande oportunidade para mudar o campo em que atuo como Engenheira Civil autônoma, e por ser um curso que suas bases principais (elétrica e mecânica) sempre me atraíram nos estudos”, conclui.
Oportunidade inédita em Conselvan: Ainda está previsto para os primeiros meses deste ano, o início de duas turmas para o curso de Processamento Mineral, no distrito de Conselvan, que até o presente momento não tem data definida. A ideia é que boa parte desses futuros profissionais sejam absorvidos pela Nexa e por prestadoras de serviço do empreendimento, que encontra-se na fase de implantação.
“A pandemia nos trouxe novos desafios para sustentar a operação de formação de pessoas em Aripuanã, no entanto, asseguramos o compromisso com o desenvolvimento das pessoas adaptando nossas instalações e formato de operação no município de Aripuanã. Além de atender os protocolos de segurança estabelecidos, ampliamos a oferta de cursos em períodos adicionais a fim de minimizar os impactos gerados e oportunizar maiores chances de qualificação profissional a população”, afirma o gerente de educação do Senai MT, Carlos Eduardo Braguini.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Projeto Aripuanã, Jorgiane Caldas Domingues, o programa é uma das ações que a Nexa tem desempenhado na região para incentivar a formação de mão de obra em múltiplas áreas. “A Nexa tem a preocupação de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua. O curso técnico profissionalizante eleva as chances para inserção ou reposicionamento no mercado de trabalho, uma vez que possui reconhecimento nacional”, avalia.
Legados da educação: Os cursos voltados para a fase de operação do empreendimento são: Operação de máquinas em perfuração, nivelamento e saneamento; Elétrica e Automação Industrial; Mecânica de Infraestrutura em Mineração. A qualificação é fruto de liberação, junto ao Ministério da Educação (MEC), e resulta de parceria entre Nexa e Senai MT.
O gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, explica que no total, 176 pessoas se formaram em cursos de curta duração (160 horas), oferecidos desde meados de 2019, no Centro de Formação Profissional, em Aripuanã, construído pela Nexa e Senai. No decorrer do ano anterior foram oferecidos cinco cursos de curta duração. São eles: Pedreiro de Alvenaria; Assistente de RH; Assistente Administrativo; Soldador Eletrodo Revestido e Pintor de Obras Imobiliárias. “Esse resultado e a retomada das qualificações em 2021 reafirmam o compromisso da Nexa com a população de Aripuanã e o desenvolvimento local. É parte do legado, na educação, que o Projeto deixará no município”.
Estiveram envolvidos no programa em Aripuanã 20 profissionais entre gestores, coordenadores, profissionais de suporte e instrutores de formação profissional.
Por Assessoria de Comunicação