quinta-feira, 9 de maio de 2024
Mais
    InícioNotíciasNexa anuncia compromissos ESG até 2030

    Nexa anuncia compromissos ESG até 2030

    Publicado em

    Produtora global de zinco estabelece compromissos de redução de gases de efeito estufa (GEE), prevendo atingir neutralidade até 2040 e net zero até 2050

    A Nexa Resources S.A. (“Nexa” ou “Companhia”), empresa global de mineração e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo, anunciou novos compromissos de longo prazo relacionados aos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, da sigla em inglês). Diante de um cenário voltado às mudanças climáticas e alinhada ao Acordo de Paris, a Nexa projeta zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (“GEE”) – o chamado net zero – até 2050, alcançando a neutralidade – equilíbrio entre as emissões e a absorção de carbono – até 2040.

    Para isso, a Nexa estabeleceu compromissos de redução das emissões diretas (escopo 1) em 20%, o que significa uma redução total de 52 mil toneladas de carbono equivalente até 2030, considerando 2020 como ano base. Além disso, a Companhia pretende manter a alta participação de fontes renováveis em sua matriz energética. No que diz respeito ao escopo 3, a Companhia iniciou o mapeamento de toda a cadeia de valor, a fim de engajá-la ao seu objetivo tornar-se o net zero em 2050.

    “Buscamos aprimorar ainda mais a nossa trajetória de sustentabilidade. A cada ano, temos reduzido as emissões de GEE, desenvolvendo projetos relacionados à redução de escopo 1 e buscando manter a nossa matriz energética, majoritariamente, renovável”, diz Ignacio Rosado, CEO da Nexa. Atualmente, a Companhia contribui para a descarbonização com diversas iniciativas, como o uso de biomassa para geração de vapor, injeção de hidrogênio em máquinas automotivas, testes com bio-óleo em fornos de zinco, substituição de combustíveis como gás liquefeito de petróleo (“GLP”) e diesel por gás natural, acordos comerciais para uso exclusivo de energia renovável no Brasil e no Peru, entre outras iniciativas.

    Com base em estudos de mercado realizados pela Companhia, a Nexa já possui uma das menores pegadas de carbono se comparada a outros produtores de zinco (escopos 1 e 2), sendo, em 2021, cerca de 0,41 toneladas de CO2 equivalente por tonelada de zinco e óxido de zinco comercializada.

    “Nossa estratégia ESG contempla compromissos prioritários para 2030 em distintas áreas, como uso e descarte de água, segurança, pluralidade (diversidade, equidade e inclusão), além de redução de emissões de CO2, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, finaliza Rosado. Além disso, temas como gestão de resíduos e barragens, desenvolvimento local, descomissionamento, direitos humanos, integridade e transparência também estão contemplados na estratégia ESG da Nexa.

    Conheça mais informações e detalhes sobre a estratégia ESG e os compromissos da Nexa até 2030 no site: www.nexaresources.com/esg.

    Os 8 compromissos de longo prazo da Nexa incluem:

    Redução de emissões e neutralidade: a Nexa vem reduzindo suas emissões de GEE há mais de uma década, e atualmente é uma das produtoras de zinco com menor pegada de carbono do mundo (escopos 1 e 2). Alinhada ao Acordo de Paris, a Nexa aspira atingir o net zero até 2050.

    1. Redução absoluta das emissões de escopo 1 em 20% (52 mil toneladas de CO2 equivalente), mantendo a matriz de energia elétrica da Nexa composta, quase em sua totalidade, por fontes renováveis.
    2. Atingir a neutralidade de emissões até 2040;
    3. Alcançar o net zero até 2050.

    Segurança: a Companhia busca ser referência em segurança, tendo como foco construir um ambiente cada vez mais seguro, com zero fatalidades e redução de acidentes graves, por meio de um robusto programa de transformação cultural em saúde e segurança, incluindo ações de conscientização, aconselhamento e monitoramento tanto para colaboradores quanto para terceiros.

    1. Zero fatalidades em todas as unidades operacionais;
    2. Consolidar todas as unidades no primeiro quartil (*) da indústria de mineração em relação à Taxa de Frequência de Acidentes Reportáveis (“TRIFR”).

    (*) Atualmente, a média das operações da Nexa já se encontra no 1º quartil da indústria, considerando 2021 como ano base.

    Uso e descarte de água: a Nexa prioriza a gestão responsável da água e busca reduzir seu consumo até 2030.

    1. 10% de redução no consumo específico de água nas unidades de mineração (de 1,68 m³/tonelada de ROM (*) para 1,51 m³/tonelada de ROM) e em metalurgia (de 24,01 m³/tonelada de metal para 21,61 m³/tonelada de metal), considerando como base o consumo dos últimos 12 meses.

    (*) Run-of-mine: minério bruto, obtido diretamente da mina, sem sofrer nenhum tipo de beneficiamento.

    Pluralidade (diversidade, equidade e inclusão): a Nexa está engajada em ser uma empresa cada vez mais plural, com diversidade, equidade e inclusão, para promover um ambiente de oportunidade, reconhecimento e acolhimento para todos. Nossas metas até 2030 abrangem:

    1. 30% de mulheres na força de trabalho; (*)
    2. 30% de mulheres em cargos de liderança.

    (*) Atualmente, já contamos com 16,5% de mulheres em nossa força de trabalho, e 21% em posições de liderança. A Unidade Aripuanã, no Mato Grosso (MT), já iniciou operações com 30% de mulheres.

    Sobre a Nexa 

    A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.

    São Paulo
    céu limpo
    27.1 ° C
    27.2 °
    26.9 °
    49 %
    4.1kmh
    0 %
    qui
    31 °
    sex
    31 °
    sáb
    31 °
    dom
    32 °
    seg
    32 °

    Notícias recentes

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...

    leia mais

    GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo de um curso com o renomado Mark Noppé, diretor do AusIMM

    A GeoAnsata tem a honra de anunciar o lançamento exclusivo do curso 'Robust Governance...

    Reforma da Mineração no Brasil: Lula Propõe Leis Políticas para Dinamizar Setor!

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva procura implementar mudanças significativas na legislação...

    Pesquisas em maior reserva de sal-gema do Brasil, no Espírito Santo, mostram divergências entre órgãos federais e estaduais

    Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito...