A empresa controlada 100% pela Vale, New Steel planeja iniciar sua primeira planta industrial em operação em 2022. Fazendo parte de um plano da mineradora para reduzir a produção de rejeitos. A New Steel conta com uma tecnologia pioneira, de beneficiamento do minério de ferro a seco, segundo informações da Reuters.
Em uma conversa, o presidente da New Steel, Ivan Montenegro contou a Reuters sobre os planos de empresa. Com investimentos de até 100 milhões de dólares, a planta de concentração magnética a seco, de minério de baixo teor de ferro terá a capacidade de gerar 1,5 milhão de toneladas por ano.
O local exato da unidade ainda não foi definido pela empresa. Mas segundo os planos, será no estado de Minas Gerais. Uma região histórica por ser produtora de minério de ferro do Brasil.
Há muitos ativos em declínio no Estado, que possui teor médio de 40% de ferro, em unidades que usam concentração a úmido. Com a tecnologia de beneficiamento do minério de ferro a seco da New Steel, a Vale vai conseguir aproveitar melhor a região.
A New Steel
A New Steel era uma pequena companhia. Em que, após ter desenvolvido seu método único de beneficiamento de minério de ferro chamou atenção da Vale. Em dezembro de 2018, a grande companhia decidiu compra-lá. A empresa possui patente reconhecida em 59 países.
A compra da New Steel foi realizado um mês antes do desastre da Vale, em Brumadinho. E atualmente, faz parte de um conjunto de estratégias para reduzir a produção de rejeitos da mineradora. Ivan Montenegro, presidente da empresa, comentou que a Vale prevê elevar o percentual de produção beneficiada a seco ou a umidade natural de 60% para 70% até 2024. Contando com a ajuda da New Steel para isso. A unidade da New Steel terá capacidade de concentrar 30 toneladas por hora, de minério a seco.
Fonte: Eu Quero Investir!