A Metso acaba de lançar uma inovação em seu portfólio de produtos: uma caçamba híbrida para caminhões fora-de-estrada.
O equipamento é uma das novidades da empresa apresentada na Bauma 2019. Intitulada Metso Truck Body, a caçamba combina os benefícios da borracha e do aço de alta resistência estrutural, permitindo que as minas e pedreiras transportem mais carga com menos esforços.
“O transporte é um dos componentes mais caros de uma operação tradicional de mineração ou de agregados. Além de combustível e mão de obra, há muita manutenção envolvida. Para garantir a eficiência de custos, um caminhão fora-de -estrada deve transportar o máximo possível de carga em cada viagem. Na Metso, nós nos propusemos a enfrentar esse desafio e projetamos uma caçamba que requer manutenção mínima e maximiza a carga útil. O resultado é um custo operacional menor por tonelada transportada”, afirma Lars Skoog, vice-presidente da Mining Wear Lining & Screening, Metso.
A Metso Truck Body é uma caçamba leve, revestida de borracha e projetada para caminhões fora-de-estrada. A borracha elástica absorve a energia de cada impacto, impedindo que ela atinja a estrutura. Com isso, é possível ter uma estrutura de aço de alta resistência estrutural, mais leve que o usual. Em função de sua estrutura, a caçamba pode absorver o máximo de choque com o menor peso possível.
Revestimento pode aumentar vida útil em até 6 vezes e reduz de 20-30% de peso
O revestimento de borracha usado na estrutura da nova caçamba vem sendo fornecido pela Metso há várias décadas para uso como proteção de caçambas. O produto reduz a necessidade de manutenção e melhora o ambiente de trabalho dos motoristas de caminhão. Os benefícios comprovados incluem até seis vezes mais vida útil em comparação com o revestimento de aço tradicional, metade do ruído e 97% menos vibração. Com o lançamento do Metso Truck Body, o conceito é elevado a outro nível, combinando a proteção contra desgaste e os benefícios do ambiente de trabalho da borracha com as capacidades de maximização de carga útil de uma caçamba leve.
“Muitas minas preferem caçambas leves porque elas podem transportar mais carga útil. No entanto, o problema das caçambas leves tradicionais é a falta de durabilidade: elas geralmente precisam ser substituídas a cada um ou dois anos, ou consertados, o que fica caro”, explica Lars Skoog. Segundo ele, a nova caçamba da Metso oferece uma solução inédita, leve e durável. O revestimento de borracha e a estrutura de aço de alta resistência estrutural foram projetados como um processo integrado, utilizando as melhores qualidades de ambos os materiais.
A Metso Truck Body pesa de 20 a 30% a menos do que o componente tradicional de caminhão revestido de aço. Dependendo da aplicação, isso se traduz em um aumento de carga de várias toneladas. A nova caçamba está disponível para todos os principais modelos de caminhões fora-de-estrada usados em mineração e pedreiras. Segundo a Metso, diversas opções de revestimento garantem o ajuste específico da aplicação, mesmo em operações que enfrentam problemas como o carry-back.
Fonte: Assessoria de Imprensa