A Mosaic Fertilizantes realizará teste de funcionamento das sirenes da Unidade de Patos de Minas nesta sexta-feira (04). A medida faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e está devidamente alinhada com órgãos de controle e defesa civil.
Segundo o tenente Fernandes , coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, as ações serão acompanhadas não só pela Coordenadoria de Defesa Civil, como também pelo Corpo de Bombeiros. Os moradores da comunidade de Pilar serão comunicados através de um aviso sonoro.
A mensagem “Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de alarme” poderá ser veiculada a qualquer momento a partir das 10h desta sexta-feira (04). Segundo a empresa, não há qualquer risco iminente, portanto, as pessoas não precisarão deixar suas casas. “O sistema de alerta sonoro é preventivo e visa garantir a segurança da comunidade em caso de emergência”, diz a nota emitida pela assessoria de comunicação da Mosaic.
A unidade da Mosaic em Patos de Minas está com as operações suspensas desde 2015 e a sua barragem possui a respectiva Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) emitida em setembro de 2019, de acordo com as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Fonte: Patos Hoje