João Monlevade recebe na próxima semana mais uma edição do Festival Pint of Science, que traz o conhecimento científico para mais próximo do grande público. Entre os dias 17 e 19 de maio, palestrantes de diferentes áreas expõem e debatem temas através da plataforma Google Meet. Neste ano, novamente por conta da Covid-19, o evento será realizado através da internet, privilegiando, principalmente, estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental em escolas públicas. Para o coordenador do projeto em Monlevade, Alan Machado, o Pint of Science de 2021 torna-se especial, pois converte-se em um espaço de divulgação científica em tempos de pandemia.
Na segunda-feira (17), às 9h, começa a palestra ‘Conheça mais o planeta Terra: saiba mais sobre as eras geológicas’, com Ciro Gabriel Tozetti Franco e João Emílio Tozetti Franco. No mesmo horário, Antônio Luciano Gandini traz ‘Planeta Terra e os Minerais’, e Adilson Rodrigues da Costa, ‘Dos minerais aos materiais: importância dos metais em nossa vida’. Já às 10h, Marina Célia da Silva Lanna faz uma exposição intitulada ‘Conhecendo melhor as bactérias: uma aula universitária para estudantes de João Monlevade’, enquanto Pâmela Bergamini traz a oficina ‘Tintas da Terra’, e Luciano Rodrigo Gomes Santos fala sobre ‘A mineração e os microorganismos’.
As atividades continuam na terça-feira (18), também às 9h, quando Hernani Mota de Lima traz a explanação de tema ‘Cinco séculos de mineração no Brasil: chegou a hora de avançar’. A dupla Marcos Pastori e Julianne Frigo fala sobre ‘O Quadrilátero Ferrífero e a Mina do Andrade’, enquanto Ricardo Augusto Rabelo Oliveira expõe a palestra ‘As 4 Revoluções Industriais: uma visão para os estudantes do nono ano de escolas públicas de João Monlevade’, e Rafael Rusth Formagini Dornellas, ‘Inovação com ferramentas básicas ao nosso alcance’.
Começando às 10h, Vicente José Peixoto de Amorim fala sobre : Robótica, IoT e Indústria 4.0: a revolução das máquinas’, enquanto a mostra de Gilberto Henrique Tavares Álvares da Silva terá o tema ‘Uma dose de nanotecnologia para estudantes do Ensino Fundamental de Nono Ano’. Com Joaquim Gonçalves Costa Neto, será feita a apresentação ‘A Siderurgia em João Monlevade – A Indústria do Aço’, enquanto Alexandre Túlio Amaral Nascimento fala sobre ‘Sustentabilidade no mundo, no Brasil e em João Monlevade: um novo olhar’.
O último dia do Pint of Science começa às 9h, com as transmissões de Telma Ellen Drumond Ferreira ministra sobre a História de João Monlevade. Já Cláudia Aparecida Marliére de Lima, Júnia Soares Alexandrino e Yolanda Carla Lima Coelho mostram as universidades presentes no município: Uemg, Ufop e Faculdade Doctum. Por sua vez, José Hernani Mota de Lima apresenta o Museu de Ciência e Técnica e Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Darlan Rosa, criador do personagem Zé Gotinha, encontra-se virtualmente com estudantes mineiros, enquanto o artista plástico Omar Franco conduz uma viagem por suas esculturas: ‘Uma mistura de arte, ciência, tridimensionalidade, leveza e vibrações que emanam da própria natureza’. Finalizando o programa, Gustavo Souza e Davi Santiago mostram o LabLúdico, que mostra a ciência de forma criativa.
Surgido na Inglaterra em 2013, o Pint of Science é o maior festival científico do mundo, inovando pela forma de divulgar o conhecimento em locais como bares, cafés e restaurantes. Chegado ao Brasil em 2015, o programa começou a ser desenvolvido em João Monlevade em 2019. O Pint of Science em Monlevade é uma realização da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), do CP10, da ArcelorMittal e da Prefeitura de João Monlevade.
Fonte: A Notícia Regional