A Mining Hub, iniciativa voltada a resolver desafios comuns ao setor de mineração, está com edital aberto para um de seus programas, o M-Spot, neste primeiro ciclo em parceria com a Vale.
O M-Spot é um programa onde mineradoras e fornecedores associados ao Mining Hub lançam desafios específicos, para solucionar problemas de seu interesse e de acordo com suas necessidades operacionais e estratégicas. Além de colaborar com a empresa e meio ambiente, a startup participante tem benefícios como por exemplo a titularidade da Propriedade Intelectual (PI) exclusiva.
No primeiro ciclo do programa, com a mineradora Vale, os desafios serão categorizados a partir das áreas de Geotecnia, Energia, Ferrovias, Marketing Técnico, Navegação, Pelotização e Portos. Um dos desafios propostos, por exemplo, na área de Geotecnia, é “Obtenção de dados geotécnicos em barragens com restrição de acesso de pessoas”, a fim de garantir a segurança nessas estruturas.
Ao final das inscrições são selecionadas as três melhores soluções, que passam para a fase de bootcamp, buscando entender a solução proposta e avaliar a possibilidade de funcionamento da mesma. Após esse período, de aproximadamente 1 mês, as startups partem para a fase de desenvolvimento da solução, com investimento da Vale. Um diferencial do programa é que, encontrando a melhor solução para o problema, o resultado é compartilhado também para outras mineradoras.
Startups, empresas de base tecnológicas e projetos de instituições de ciência e tecnologia interessados em participar do programa podem se inscrever até o dia 9 de agosto, no site do Mining Hub. Para obter mais informações e detalhes do projeto, basta acessar o edital.
Fonte: Sou BH