Os contratos futuros de referência de minério de ferro e coque subiram mais nesta sexta-feira na China, após recuperarem as perdas iniciais, mas acabaram a semana em baixa, pois alertas de poluição nas províncias siderúrgicas da China alimentavam preocupações com a demanda por matérias-primas.
O contrato de minério de ferro mais negociado da Dalian Commodity Exchange, com vencimento em janeiro de 2020, terminou em alta de 0,6%, a 625,50 iuanes (88,88 dólares) por tonelada, depois de cair 1,2% no início da sessão. O vencimento caiu 0,8% em relação à semana passada.
O coque, também para entrega em janeiro, encerrou a sessão em alta de 0,1%, para 1.743 iuanes por tonelada, mas caiu 2,4% em relação à semana passada.
“O minério de ferro está sendo atingido pelos dois lados –diminuindo a demanda e melhorando a oferta da Austrália e do Brasil no segundo semestre de 2019”, disseram analistas da ANZ Research em nota.
O aumento do estoque de minério de ferro importado nos portos chineses, que atingiu um pico de seis meses de 134,1 milhões de toneladas na semana passada, com base nos dados mais recentes da SteelHome, elevou a pressão de baixa desta semana sobre os preços.
Fonte: Terra