A Samarco, mineradora brasileira atualmente controlada através de uma joint-venture entre a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton, divulgou nesta segunda-feira (11) que recebeu do Ibama a Licença de Operação de três minerodutos, para o transporte da polpa de minério de ferro entre os complexos de Germano, em Minas Gerais e de Ubu, Espírito Santo, de forma gradual, quando a empresa retomar integralmente suas operações.
Aprovada pelo Ibama, a decisão tem validade por um período de dez anos e unifica as licenças dos três minerodutos da Samarco, bem como incorpora as torres de transmissão e as estações de bombas que já existem no decorrer do trajeto, anteriormente autorizadas pelo órgão estadual.
A licença dos minerodutos retrata um marco na história da mineradora, quando há exatamente 43 anos, “a Samarco iniciava efetivamente suas operações com a realização do primeiro batch transportado pelo mineroduto, de Ouro Preto até Anchieta, e realizava, posteriormente, o primeiro embarque no Porto de Ubu”.
Em outubro do ano passado, a mineradora Samarco recebeu a Licença Operacional Corretiva para retornar as operações em Germano-MG e, atualmente, concentra seus esforços na implementação de um novo sistema de disposição de rejeitos, com sistema de filtragem para empilhamento a seco de 80% do rejeito a ser gerado.
Fonte: Click Petróleo e Gás