A empresa Votorantim Cimentos, realizou um grande investimento no segundo semestre de 2019, R$ 12,5 milhões na operação da fábrica de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, para incrementar a produtividade e reduzir as emissões. A unidade tem capacidade de produção de 220 mil de toneladas de cimento por ano, da marca Itaú, atendendo o mercado da construção civil de Corumbá até a capital Campo Grande.
Foi executada a troca da virola e renovação do revestimento do forno de cimento, que contribuirão para otimizar o consumo de térmico, além de aumento a vida útil do forno. Outra melhoria na Votorantim Cimentos de Corumbá, com foco ambiental, foi a troca dos componentes no sistema de emissões. As novas peças, mais resistentes, amenizam o impacto da oscilação de temperatura e, consequentemente, reduzem a oxidação do sistema, o que proporciona melhor capacidade de filtrar os materiais particulados.
Segundo assessoria com uma política de portas abertas para a comunidade, a gerência da fábrica apresentou as melhorias realizadas no forno para uma turma de alunos do curso técnico de Metalurgia, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os estudantes visitaram a unidade e conferiram as obras em execução na virola, tendo a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre metalurgia da transformação por meio do contato direto com profissionais que já estão no mercado.
“Investimos em melhorias para a unidade se manter produtiva e atender a demanda do mercado com competitividade e, ao mesmo tempo, de forma ecoeficiente, operando com respeito ao meio ambiente”, afirma a gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Corumbá, Adriana Celestino.
Além de fabricar cimento, a Votorantim Cimentos de Corumbá produz agregados em Ladário, município localizado a 17 quilômetros de Corumbá. Agregados são rochas e areias extraídas por meio da mineração e da britagem, que são separadas em diferentes tamanhos de acordo com a utilização. Esses são os principais componentes para produção de concreto e outras aplicações na construção civil, como base de asfalto, fundações para estradas, ferrovias e sistemas de drenagem.
Fonte: Capital News