A mineradora Nacional Grafite, em Itapecerica, realizou nesta quinta-feira (28), um simulado de evacuação em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens. A ação ocorreu entre as 8h e 11h, onde ocorreram testes com as sirenes de alarme, componentes do Sistema de Alerta de Emergência, instaladas na região da Barragem B4 e na zona rural adjacente.
O objetivo dos testes é o de conscientizar os moradores da região a respeito do alerta emitido pelas sirenes, acompanhado de mensagem de voz, simulando a evacuação da área, conforme consta do plano de emergência da Barragem B4.
O simulado tem a finalidade de orientar as pessoas, que estão dentro da zona de autossalvamento, sobre como proceder em caso de emergência. A Nacional Grafite informou que as pessoas que participaram do simulado foram previamente informadas. As pessoas que não foram comunicadas é porque a participação não era necessária.
A Nacional Grafite informou ainda que são realizadas, diariamente, inspeções internas. Também há monitoramento permanente realizado pela própria Grafite e por um empresa externa especializada, não havendo nenhum risco envolvendo a referida barragem.
Em caso de dúvidas, a Nacional de Grafite está à disposição para esclarecimentos pelo telefone: (37) 3341 – 8000.
Testes de sirenes
No início de outubro a empresa realizou um teste de sirenes. A ação foi realizada para funcionários do local, como parte das resoluções previstas após o rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho, no dia 25 de janeiro deste ano. Este foi o primeiro teste e apenas a população contida na zona de salvamento foi avisada da ação.