quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais
    InícioNotíciasMineração usa técnicas inovadoras para fazer reflorestamento em Porto Trombetas

    Mineração usa técnicas inovadoras para fazer reflorestamento em Porto Trombetas

    Publicado em

    Do distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, Oeste do Pará, vem um bom exemplo de sustentabilidade. Lá, a Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora de bauxita no Brasil. Lá, para proteger a Floresta Nacional de Saracá-Taquera, dos 441.282,63 hectares, a empresa utiliza para sua operação apenas 4,24%, sendo que boa parte desta área já utilizada está em processo de restauração florestal.

    Pioneira no desenvolvimento de técnicas de restauração de áreas mineradas no interior de uma Flona, a MRN vem aprimorando metodologias de recuperação, a partir de pesquisas científicas e da própria observação dos técnicos em campo. O trabalho de restauração das áreas é iniciado no momento em que se faz o inventário florestal, documento base para indicação de espécies a serem utilizadas no ambiente após o processo de lavra.

    “Existem várias etapas que envolvem a restauração das áreas mineradas, entre elas a coleta de sementes e produção de mudas, manejo da camada superficial do solo (topsoil), reconformação do solo, preparo da área para receber o topsoil e as mudas e seu monitoramento”, explicou Ruberval Vieira Júnior, engenheiro florestal da MRN.

    Para o processo de restauração da flora, a empresa realiza a condução de regeneração natural, utilizando o topsoil para a sucessão florestal, pois é onde se encontra o riquíssimo banco de sementes para o recobrimento inicial da área. O material também representa importante fonte de matéria orgânica, sementes, nutrientes, micro e mesofauna associadas ao solo – na mesofauna estão inseridos os animais de tamanho intermediário entre os micro-organismos e os macro-organismos, que desempenham importante papel na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia no solo.

    O engenheiro florestal Roberval Júnior acompanha o processo de reflorestamento das áreas — Foto: MRN/Divulgação

    A mineradora também utiliza a técnica do plantio de mudas, com a coleta de sementes e produção de espécies, que são plantadas diretamente nas áreas mineradas, contribuindo para a recuperação do ambiente. A empresa também faz a semeadura direta, utilizando sementes para germinação no terceiro e quinto ano da restauração. Tanto o plantio de mudas quanto a semeadura direta visam o enriquecimento e o adensamento da área, gerando uma maior diversidade no ambiente.

    Colhendo os frutos

    Somado a esse trabalho de restauração florestal, a empresa faz o monitoramento da flora, acompanha o desenvolvimento das espécies e propõe melhorias para o seu desenvolvimento; o Banco de Germoplasma de Castanheira do Pará, que visa fomentar o cultivo desta espécie protegida por lei, com alto potencial de uso como produto florestal não madeireiro e para recuperação de áreas; e o Plano de Manejo de Combate a Espécies Exóticas Invasoras, com o intuito de conservar, ao máximo, a biodiversidade das espécies nativas na Flona de Saracá-Taquera.

    O trabalho de restauração florestal em Porto Trombetas já colhe bons frutos. De acordo com os últimos relatórios de monitoramento de flora da MRN, é possível observar nas áreas de restauração um total de 229 espécies, com altura média de 10,9 metros e diâmetro de 11,7 centímetros, indicando boa taxa de regeneração natural e desenvolvimento da floresta.

    A MRN faz a semeadura direta, utilizando sementes para germinação no terceiro e quinto ano da restauração — Foto: MRN/Divulgação

    Por ser uma unidade de conservação classificada na categoria de uso sustentável, a Flona de Saracá-Taquera possui um plano de manejo que define suas zonas potenciais, como exemplo há áreas para produção florestal, proteção, uso público, recuperação e produção mineral, cada uma com regras específicas de utilização.

    “Com isso, a atividade mineral contribui com o uso múltiplo da Flona, uma vez que, mesmo tendo como atividade principal a extração de bauxita, ela consegue fomentar o uso racional e a conservação de seus recursos”, pontuou Ruberval Vieira Júnior.

    Responsabilidade socioambiental

    Marcelo Dultra, gerente de Controle Ambiental e Relações Comunitárias da Mineração Rio do Norte, destaca o relacionamento com comunidades tradicionais que já usufruíam do território independentemente de zoneamento.

    “Isso significa que elas não deixam de exercer suas atividades por conta da mineração, e que também têm o desafio diário de conciliar essas atividades de forma harmônica. E para apoiá-las nisso, a MRN desenvolve programas socioambientais resultantes de condicionantes e outros de forma voluntária”, afirmou.

    Para o gestor da mineradora, o principal legado a ser deixado pela empresa, está relacionado à formação socioambiental de todos os atores envolvidos no processo e que vivem na região, além da geração e fomento ao conhecimento técnico científico.

    Fonte: G1

    São Paulo
    nuvens quebradas
    23.5 ° C
    23.5 °
    23.5 °
    74 %
    1.9kmh
    57 %
    qua
    32 °
    qui
    31 °
    sex
    30 °
    sáb
    31 °
    dom
    27 °

    Notícias recentes

    Glencore (LON:GLEN) Eyes Strategic M&A Deals During Copper Boom and Industry Challenges

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Mining and commodity trading giant Glencore (LON:GLEN) has...

    US Gold Corp (NASDAQ:USAU) Expands Exploration and Enhances CK Gold Project with Engineering Optimization Studies

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); US Gold Corp (NASDAQ: USAU) has provided an...

    How U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU) is Positioning for Growth with Multiple Advanced Projects

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU) is positioning itself as...

    leia mais

    Glencore (LON:GLEN) Eyes Strategic M&A Deals During Copper Boom and Industry Challenges

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Mining and commodity trading giant Glencore (LON:GLEN) has...

    US Gold Corp (NASDAQ:USAU) Expands Exploration and Enhances CK Gold Project with Engineering Optimization Studies

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); US Gold Corp (NASDAQ: USAU) has provided an...

    How U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU) is Positioning for Growth with Multiple Advanced Projects

    (adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); U.S. Gold Corp. (NASDAQ:USAU) is positioning itself as...