Por Marcos Delgado Gontijo, Engenheiro de Minas e M.Sc. (UFMG) – Especialista em Recursos Minerais (DNPM).
A mineração é uma atividade por vezes pouco entendida, ou pouco incluída, dentro das atividades de desenvolvimento sustentável. Porém, apesar de tratar-se de seguimento, dentro das atividades antrópicas, causadoras de impactos ao meio físico, seus impactos são transitórios e relativamente pontuais, com benefícios socioeconômicos permanentes e capazes de dispor de instrumentos de proteção e de recuperação do ambiente degradado.
Desde a prospecção e pesquisa mineral, as primeiras fases da mineração, passando pela implantação de um empreendimento e pela sua operacionalidade até seu encerramento, devem ser planejadas atuações para a menor interferência negativa no meio ambiente e sociedade, promovendo geração de riqueza e melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas.
As empresas têm obrigações legais que são exigências para o uso dos bens que, pela legislação, pertencem à União e, como tal, a toda a sociedade. Empresas responsáveis e conscientes agem proativamente, muitas vezes à frente das leis e são exemplos de mineração de excelência, pelas práticas adotadas e comprometimento com as localidades de atuação.
São exemplos de práticas de excelência:
– estudos primorosos das reservas,
– execução de métodos de lavra coerentes (maximizando os recursos e não os lucros imediatos),
– participação das atividades da empresa junto à sociedade,
– implantação de infraestrutura adequada (dentro e fora da mina),
– controles corretos do meio ambiente,
– distribuição de riqueza,
– segurança dos trabalhadores e
– correta obediência à legislação.
Inclui-se também a contratação de profissionais qualificados, obtenção e aplicação de recursos proporcionais ao empreendimento e reservas, a observância dos desenvolvimentos tecnológicos e a disposição correta dos materiais oriundos da mina.
Em se tratando de meio ambiente, é possível uma recuperação das áreas impactadas de forma a entregar a área, pós-minerada e recuperada, em condições de reutilização ou mesmo em melhores condições do que era originalmente.
Significativos exemplos responsáveis ocorrem na mineração e vêm respondendo adequadamente a esses desafios, demonstrando que é possível respeitar o meio ambiente, pensar nas pessoas e no desenvolvimento.