A Epiroc Boyles C5C é uma carreta de perfuração de sondagem com testemunho da superfície. Pequena e compacta, foi desenvolvida para oferecer robustez e operar em ambientes adversos, com segurança, versatilidade e excelente ergonomia.
Um novo projeto em parceria com a Drillgeo, empresa referência em sondagem geológica, utiliza a Boyles C5C para auxiliar a Mineração Caraíba a alcançar profundidades recorde em sua operação no Distrito de Pilar-BA.
Apesar de seu exterior pequeno e compacto, que permite inclusive o transporte através de helicóptero, a Epiroc Boyles C5C oferece o torque e RPM necessários para o núcleo BO-PO, o que a torna a carreta de perfuração mais potente de sua categoria. Sua capacidade de profundidade de perfuração chega a 800m ao perfurar furos de tamanho N.
Francisco Sampaio, Gerente de Contratos da DrillGeo afirma:
“Na aquisição dos equipamentos optamos prioritariamente por segurança. Um equipamento mais versátil, mais leve e que pudesse chegar às profundidades que nós precisávamos, atendendo aos anseios dos nossos clientes”.
De fato, o foco do design deste equipamento da Epiroc é a segurança, ergonomia e conforto do operador, com todas as funções de perfuração geridas por um painel de fácil utilização.
Jorge Augusto, Operador de Sonda da DrillGeo confirma isso:
“Você tem facilidade com os parâmetros de perfuração, com a chegada da máquina meu trabalho ficou bem mais produtivo”.
A resiliência, robustez e economia do equipamento também têm se destacado.
“Os resultados têm sido algo em torno de até 20% pelo menos no consumo de coroas, foi algo que me surpreendeu e eu fiquei muito satisfeito com isso” – complementa Francisco Sampaio.
Gilberto Pedreira, Diretor Operacional da DrillGeo também reforça os aspectos de eficiência, segurança e produtividade:
“Uma máquina de uma capacidade tecnológica fabulosa, vários sensores, protegendo justamente a ingerência do ser humano na operação”.
A operação pode comprovar o diferencial de um número de parâmetros operacionais medidos superior em relação a demais sondas mecânicas disponíveis, trazendo grande impacto positivo para o ambiente de trabalho.
Eduardo Henrique, Coordenador de Geologia da Mineração Caraíba S.A. finaliza:
“Os testemunhos, eles geralmente apresentam uma qualidade melhor, a recuperação é melhor do que a recuperação anterior, a produção também da sondagem com as máquinas novas, elas são bem melhores”.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Epiroc